Search
Close this search box.
Publicidade

Quatro problemas de gestão que os advogados poderiam resolver com o uso da tecnologia

Publicidade

Usando as ferramentas corretas, o advogado tem o que precisa para evitar uma série de problemas na gestão do escritório.

Como a maioria dos profissionais não tem conhecimento em administração de empresas, não se preocupar com a gestão acarreta uma série de falhas. Por sua vez, elas podem levar à problemas maiores.

Publicidade

Embora a advocacia seja um mercado tradicional, nos últimos anos, a tecnologia promoveu verdadeiras revoluções no mercado jurídico. Portanto, não se adaptar a essa nova dinâmica, muitas vezes, significa ter prejuízos em todos os sentidos.

Por mais que os problemas sejam parte do dia a dia do escritório, saber como resolvê-los e até evitá-los, é um diferencial para muitos profissionais e escritórios.

Controle de prazos

Perder um prazo está entre os piores pesadelos de qualquer advogado. Afinal, o não cumprimento de um prazo pode acarretar danos irreversíveis ao cliente, além de prejudicar a imagem do escritório.

Todo advogado sabe que a reputação, a confiança e a segurança impactam diretamente na contratação do escritório. Logo, a perda de um prazo, ainda que acidental, pode trazer muitos problemas e prejuízos ao escritório.
Embora acidentes aconteçam, atualmente, o advogado tem uma série de recursos que lhe dão mais segurança, especialmente quando se trata do controle de prazos.

Usando o melhor software jurídico o advogado tem uma excelente ferramenta para ser notificado e não se esquecer absolutamente de nenhum prazo.

Vale destacar que estar no início da carreira ou não ter recursos para investir não é pretexto. Agora é possível começar com um software jurídico gratuito e investir em uma ferramenta mais robusta na medida em que o escritório for se desenvolvendo.

Gestão de clientes

A advocacia mais moderna tem sua atuação e suas estratégias totalmente focadas no cliente.
Afinal, para que o cliente perceba valor nos serviços jurídicos, é necessário oferecer mais do que resultados. É preciso proporcionar o suporte adequado.

Muitos advogados já sabem quão complexo pode ser conciliar a rotina do escritório com o atendimento eficiente. Por isso, a melhor forma é apostar na tecnologia.

O advogado pode usar a inteligência artificial para fazer um atendimento de qualidade e com a agilidade que o cliente necessita. Usando os chamados chatbots, por exemplo, o cliente pode ser atendido por um robô, em um sistema de chat, com a mesma qualidade de um advogado de verdade.

Obviamente, esse sistema tem suas limitações. Por isso, ele pode ser usado para responder dúvidas básicas, ou direcionar o cliente para o advogado certo.

Além disso, com a tecnologia é possível diversificar os canais de atendimento. Mais do que o telefone e e-mail, o cliente pode usar também o WhatsApp ou mesmo o Telegram para se comunicar com o escritório.
Por fim, o uso de um bom software jurídico é essencial para fornecer um atendimento ágil e de qualidade.

A ferramenta sistematiza todas as informações e dados do caso, fazendo com que qualquer advogado tenha tudo o que precisa para prestar um atendimento de excelência. Mesmo um software jurídico gratuito oferece essa funcionalidade e pode beneficiar inúmeros profissionais.

Centralização de tarefas e ineficiência

Produtividade e agilidade são as chaves para o desenvolvimento e o sucesso de muitos escritórios. Por isso, trabalhar com estruturas hierárquicas rígidas e excessivamente dependente dos sócios vem deixando de ser bom método para escritórios de advocacia.
Quem quer trabalhar com um time de alta performance, prestando serviços de qualidade deve renunciar à centralização, para dar lugar a uma estrutura horizontal.

Em outras palavras, advogados devem ter ferramentas e uma estrutura de trabalho que lhes garanta autonomia. Um software jurídico é um bom recurso que auxilia nesse tipo de gestão de escritório de advocacia dinâmica, capaz de gerar mais resultados.

Gestão financeira

Depois da perda de prazos, números e planilhas financeiras costumam ser o segundo pior pesadelo do advogado!
Sim, a grande maioria não tem conhecimentos específicos sobre contabilidade e administração financeira e acaba tendo problemas por conta disso.

A saúde financeira é um pilar para qualquer negócio. Na advocacia, isso não é diferente. Portanto, quem descuida do fluxo de caixa e não controla despesas e receitas acaba se surpreendendo com dívidas, inadimplência e déficit de recursos.

A gestão financeira é importante para o desenvolvimento do escritório. Afinal, somente fazendo a administração correta, o advogado consegue ter recursos para investir no seu negócio.

A boa notícia é que o profissional moderno não precisa de muitos conhecimentos para fazer uma boa gestão financeira. Através de uma boa ferramenta, ele tem tudo o que precisa para controlar o financeiro e integrar esse controle ao dia a dia do escritório.

Com um software jurídico, o advogado tem uma boa ferramenta para fazer uma boa gestão, evitando prejuízos e até o fechamento das portas.

Muitos advogados resistem à tecnologia, porém, na advocacia ela é um caminho sem volta. Em outras palavras, quem acaba evitando as ferramentas e os recursos tecnológicos prejudicam não apenas a gestão, como perdem espaço e competitividade no mercado.

A tecnologia está aí a favor do advogado. Basta aproveitá-la.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias