Search
Close this search box.
Publicidade
EcoRondônia

Site e app do Meu INSS ficam fora do ar nesta terça-feira

Plataformas para consulta do INSS e seguro-desemprego apresentam instabilidade desde o fim de semana
Publicidade

As plataformas para consulta aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram novamente instabilidade na manhã desta terça-feira (23/5).

O problema ocorre desde o fim de semana. O aplicativo e o site do sistema Meu INSS, usado para consulta de benefícios por aposentados e pensionistas, têm ficado fora do ar ou com problemas de forma sequencial. O motivo é uma manutenção feita no domingo (21/5), segundo informou a Dataprev, empresa de processamento de dados do governo federal e responsável pelos sistemas.

Publicidade

O pico dos problemas aos usuários ocorreu na segunda-feira (22/5). Na manhã desta terça-feira, os usuários voltaram a encontrar problemas no sistema sobretudo por volta das 9 horas, segundo o site Downdetector, que monitora notificações de queda na operação das plataformas. No início da tarde, até o fechamento desta reportagem, os sistemas voltavam a alguma estabilidade.

A Dataprev informou na noite de segunda-feira que suas equipes trabalhavam para resolver a pane no funcionamento.

Procurada para uma atualização nesta terça-feira, a empresa não respondeu até o fechamento desta reportagem sobre qual é a situação dos apps no início da tarde e qual é a previsão para normalização completa dos sistemas. O espaço fica aberto para manifestações.

Consulta de informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

“O imprevisto causou a indisponibilidade de serviços prestados pela Dataprev ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)”, disse a Dataprev em nota.

A pane também afeta quem precisa emitir declarações para o Imposto de Renda da Pessoa Física, cujo prazo se encerra neste mês. Consulta a documentos como a carteira de trabalho digital também ficaram prejudicados.

A Dataprev afirmou que a instabilidade ocorreu diante do “desligamento não programado de alguns discos” durante um procedimento padrão de manutenção das equipes de armazenamento dos dados, realizado no domingo pelo fabricante do equipamento, no datacenter do Rio de Janeiro.

Anúncie no JH Notícias