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Entretenimento: a indústria que só cresce no Brasil

Conheça um pouco mais da indústria que movimenta bilhões de pessoas ao redor do mundo e, apesar de já ser enorme, só cresce cada vez mais

O entretenimento sempre foi uma ferramenta presente em vários momentos do dia a dia das pessoas. Antigamente, alguns exemplos de formas de entretenimento mais arcaicas eram as conversas de fim de tarde com os vizinhos no portão, as músicas que passavam no rádio distraindo as pessoas durante os engarrafamentos e as novelas que levavam, e ainda levam, os telespectadores ao delírio na espera pelo próximo capítulo. Mais recentemente, surgiram outras incontáveis formas de entretenimento disponíveis, principalmente online, que ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas participando de um mercado que só cresce.

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São praticamente infinitas as oportunidades de entretenimento online hoje em dia. Com o avanço da tecnologia, o público pode optar pela sua forma favorita para passar o tempo, que vai desde um casino online Brasil, passando pelos mais diferentes tipos de jogos, até as plataformas de streamming ou mesmo pelas redes sociais — que já contam com diversos formatos de conteúdo, por exemplo, fotos, vídeos, lives e reels.

Influência na economia

A indústria do entretenimento sempre teve um peso muito forte na economia. Um exemplo desse impacto acontecia por conta dos anúncios, as famosas propagandas, que apareciam nos intervalos dos programas de TV e rádio e levavam o consumidor a conhecer novos produtos ou a desejar produtos já conhecidos. Hoje em dia, esses mesmos comerciais são conhecidos como “publis” em algumas redes sociais, e a diferença é que, agora, eles são feitos de forma muito mais espontânea.  Eles passaram a estar presentes em todos os lugares e não são mais exclusividade dos artistas.

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Nas redes sociais, são incontáveis os posts patrocinados que têm por objetivo apresentar coisas ­— que vão de roupas a estadias em hotéis ­— para uma audiência com o objetivo de fazer com que o público consuma aquele determinado produto. É uma estratégia que veio para ficar e que tem se difundido cada vez mais. Para o lado do público, a parte positiva é que conseguem “filtrar” na maior parte das vezes os anúncios com base nos “influencers” que seguem; ou seja, uma pessoa vegetariana que segue pessoas vegetarianas nas redes sociais dificilmente vai encontrar um anúncio de churrasco pela frente; em contrapartida, as empresas também conseguem aproveitar ainda mais uma audiência qualificada e direcionada.

Dessa forma, o mercado do entretenimento tem se afirmado como um dos grandes impulsionadores da economia, e a publicidade dos produtos é cada vez mais acessível para diferentes empresas. Mesmo os microempreendedores conseguem parcerias em alguns casos, divulgando os seus produtos que dificilmente teriam um espaço de publicidade na TV, por exemplo.

O “boom” da tecnologia

É claro que o entretenimento sempre andou lado a lado com a tecnologia. Quanto maior a tecnologia disponível, maiores eram as formas de entretenimento que surgiam para a população. Nos últimos anos, a tecnologia tem se desenvolvido de uma forma exponencial, e logicamente a indústria do entretenimento não ficou nada atrás.

Alguns pontos que estão listados abaixo são exemplos importantes para esse desenvolvimento, destacando-se positivamente.

Internet rápida

Seria inviável acompanhar as plataformas de streamming e as redes sociais como Instagram apenas pelo computador, utilizando uma conexão de Internet discada, não é? Imagine ter que se concentrar para olhar os stories dos amigos apenas entre a meia-noite e as 6 da manhã, nos horários de desconto? Ou, ainda pior, ter que escolher um filme na Netflix para deixar “baixando” durante dias ­— correndo o risco de depois achar o filme chato pelo meio do caminho.

As conexões rápidas de Internet dentro de casa e, principalmente, o desenvolvimento das conexões nos aparelhos celulares foi um ponto determinante para o sucesso de novas formas de entretenimento. Agora, mesmo na rua, as pessoas contam com conexões de altíssima velocidade, inclusive com a iminência da chegada do 5g nas principais cidades do Brasil, e podem ter acesso aos mais variados conteúdos inclusive quando estão longe de um roteador Wi-fi.

Dispositivos mais desenvolvidos

Também não iria adiantar muita coisa ter uma conexão extremamente rápida de Internet num dispositivo com toques monofônicos, certo? Os celulares, computadores e tablets cada vez mais desenvolvidos são um ponto muito importante para o desenvolvimento da indústria do entretenimento — sobretudo nas redes sociais.

Antigamente, as imagens das câmeras profissionais eram reservadas apenas às celebridades e as pessoas “normais” precisavam pensar muito bem antes de bater uma foto. Além dos preços serem altíssimos, a qualidade da imagem também não era a melhor. Hoje em dia, tudo isso tem mudado a passos largos, considerando que mesmo os smartphones que estão fora do topo de linha conseguem proporcionar aos usuários uma experiência agradável e um resultado satisfatório.

Novos formatos de conteúdos

Os novos formatos de conteúdos disponíveis no meio do entretenimento ajudam muito para que as pessoas não se cansem de ver “mais do mesmo”. A experiência do usuário é um ponto muito importante nesse meio e, por isso, designers e programadores estão em constante pesquisa e aprendizado para que consigam garantir que os usuários tenham acesso a experiências novas e formatos diferentes. As redes sociais são um exemplo disso, por exemplo, o Instagram inicialmente nem sequer tinha a ferramenta de stories, que hoje em dia é uma das mais usadas do mundo.

Diante de tantas mudanças dentro de um mercado que só se expande, a pergunta que fica é uma só: o que vem por aí?