Search
Close this search box.
Publicidade
EcoRondônia

Brasileiros podem deixar Gaza nesta segunda-feira, diz embaixador

Grupo retornará ao Brasil em avião da Presidência da República
Brasília (DF) 11/10/2023 – O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissa às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá, para Tel Aviv (capital israelense), de onde os brasileiros embarcaram. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Publicidade

O embaixador brasileiro na Cisjordânia, Alessandro Candeas, expressou otimismo no domingo (15) quanto à possibilidade de que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira em direção ao Egito, próxima à cidade de Rafah, na segunda-feira (16). Segundo Candeas, a embaixada recebeu informações de brasileiros em Gaza de que “rumores” sobre a abertura da fronteira na segunda-feira estão circulando, e essa informação foi confirmada por outra fonte.

Um grupo de 28 pessoas, composto por 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, permanece abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, à espera da autorização para cruzar a fronteira.

Publicidade

O embaixador afirmou que a saída dos brasileiros depende tanto da abertura da passagem para o Egito quanto da autorização das autoridades de imigração para carimbar os passaportes dos brasileiros. Ele declarou: “No nível político, tudo já está resolvido. Apenas é necessário que, uma vez que a fronteira seja aberta, o funcionário encarregado de receber os brasileiros tenha a lista e autorize sua entrada. Esperamos que isso ocorra amanhã, esta é a nossa expectativa”, disse Candeas.

Conforme informações do governo brasileiro, assim que o grupo conseguir cruzar para o Egito, eles serão repatriados ao Brasil a bordo do avião VC-2 da Presidência da República, com capacidade para transportar até 40 passageiros. Já foram realizados cinco voos de repatriação para trazer brasileiros e seus familiares de Israel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, têm se empenhado nas negociações para a abertura da fronteira a fim de resgatar esse grupo. Entre sexta-feira e sábado, o presidente fez abordagens sobre a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Reabertura da fronteira O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou no domingo que a passagem fronteiriça controlada pelo Egito na Faixa de Gaza será reaberta. Os Estados Unidos estão colaborando com egípcios, israelenses e a Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir que a assistência humanitária possa chegar à região.

Centenas de toneladas de ajuda de diversos países estão aguardando há vários dias na península do Sinai, no Egito. No entanto, ainda não há um acordo para a entrega segura da ajuda em Gaza, assim como para a evacuação de estrangeiros através da fronteira em Rafah.

O Egito relatou ter intensificado seus esforços diplomáticos para resolver a situação. Blinken afirmou: “Estamos estabelecendo um mecanismo com a ONU, o Egito, Israel e outros para receber a ajuda humanitária e garantir que ela chegue às pessoas que necessitam.”

Anúncie no JH Notícias