Prefeitura de Porto Velho inicia emissão de licenças ambientais para blocos de Carnaval

Primeira autorização ambiental foi concedida ao bloco Pirarucu do Madeira, que desfila em fevereiro no circuito Pinheiro Machado

Com a aproximação do Carnaval 2026, a Prefeitura de Porto Velho deu início, de forma organizada e célere, à emissão das licenças ambientais destinadas aos blocos carnavalescos que utilizam estruturas de som de pequeno, médio e grande porte durante os desfiles na capital.

Publicidade
Nova 364

O processo é conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que já concedeu a primeira licença ambiental ao bloco Pirarucu do Madeira. Reconhecido oficialmente como patrimônio cultural de Porto Velho, o bloco é uma das manifestações mais tradicionais do carnaval local.

O desfile do Pirarucu do Madeira está marcado para o dia 7 de fevereiro, no circuito Pinheiro Machado, com percurso pelas ruas Joaquim Nabuco e Rogério Weber, além da avenida Carlos Gomes.

De acordo com as condicionantes da licença emitida pela Sema, os organizadores do bloco deverão adotar medidas para a mitigação dos impactos ambientais e sonoros, com o objetivo de reduzir transtornos à vizinhança, garantir o sossego público e atender às normas de controle da poluição sonora.

Outro ponto previsto é a responsabilidade do bloco pela limpeza das áreas utilizadas durante o evento. Isso inclui a coleta, o acondicionamento e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados durante e após a realização da festa.

Por se tratar de uma entidade oficialmente reconhecida como patrimônio histórico e manifestação cultural tradicional, o Pirarucu do Madeira foi isento da cobrança de taxas para a emissão da licença ambiental. A expectativa é de que cerca de 900 brincantes participem do desfile do bloco neste Carnaval.

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia

Você também vai querer ler...

NOTA – CONCESSIONÁRIA NOVA 364

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.