O julgamento do assistente social, Ronaldo dos Santos Lira, de 37 anos, réu confesso do assassinato da adolescente, Laryssa Victória Pereira Rossato, já tem dada e hora para acontecer: 25 de abril, às 8h30 no Fórum Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, na comarca de Ouro Preto D’Oeste, em Rondônia.
O julgamento publicado está semana pelo Tribunal de Justiça (TJ/RO), ocorre um mês após o (aniversário de um ano do assassinato), ocorrido em 19 de março de 2022, em Ouro Preto D’Oeste. Feminicídio, estupro, fraude processual e ocultação de cadáver, caso o júri aceite todos os indiciamentos, Ronaldo deverá pegar pena máxima.
Inquérito policial, baseados nas investigações da Polícia Civil (PC/RO), indicou que o réu e a vítima não se conheciam, mas Ronaldo teria aproveitado de um momento de fragilidade da adolescente para raptá-la. Imagens de câmeras comprovam e inclusive mostram o assistente social guiando pelas ruas.
Em outro ângulo, já em um ponto mais deserto, o homem estende os braços sobre o ombro da adolescente, ela age como estivesse sob algum efeito alucinógeno. Mas foi em casa que é réu colocou o ritual macabro em prática. No depoimento, após a prisão, ele confessou ter matado a jovem Laryssa por “desejo”, e que saiu de casa para matar alguém, e que tentou o estrangulamento usando a alça da bolsa que ela carregava.
O laudo aponta que Laryssa morreu em decorrência de causa ‘hemorrágica’, o que confirma o depoimento apresentado por Ronaldo – de que usou um ‘objeto cortante’ para perfurar o pescoço da vítima. Os detalhes revelados pelo assassino chocam, ao mesmo tempo que são reveladores tamanha foi perversidade da qual o assistente social Ronaldo dos Santos Lira expos Laryssa até a morte.