Na manhã da última segunda-feira (19), um homem identificado apenas como “José” foi preso em flagrante dentro da unidade da Ciretran, em Vilhena (RO), após tentar renovar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. O caso gerou grande repercussão após o acusado confessar ter comprado o documento no estado do Acre.
Segundo informações apuradas, José apresentou a CNH no guichê de atendimento da unidade, mas o sistema não reconheceu os dados fornecidos, como o número do CPF e o da identidade associados à suposta habilitação. Diante da inconsistência, o chefe do Ciretran desconfiou da autenticidade do documento e acionou imediatamente a Polícia Militar.
Durante a abordagem, José admitiu ter adquirido a CNH em Rio Branco (AC) pelo valor de R$ 1.600,00. Segundo ele, a negociação foi feita diretamente com um servidor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) acreano.
O homem foi conduzido à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena, onde prestou depoimento. O caso agora será investigado, inclusive para apurar a suposta participação de servidores públicos no esquema de venda de documentos falsos.
A utilização de documentos falsificados é crime previsto no Código Penal Brasileiro, e pode acarretar penas de reclusão e multa. A Polícia Civil dará sequência às investigações para identificar todos os envolvidos.