Search
Close this search box.
Publicidade

OPERAÇÃO ALCANCE 2 – Promotora é afastada e investigada por lavagem de dinheiro em operação conjunta do MP e PF

A ação mobilizou um efetivo aproximado de 75 pessoas, entre Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, Delegados, Agentes e Escrivães das Polícias Civil e Federal, além de servidores administrativos do MPRO
Publicidade

Uma ação conjunta entre o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Polícia Federal resultou na deflagração da Operação Alcance2, com o objetivo de cumprir mandados e medidas assecuratórias em Porto Velho e Ouro Preto do Oeste. A operação, desencadeada nesta sexta-feira (12), visa colher provas relacionadas a um caso de lavagem de dinheiro e organização criminosa, com ramificações no comércio ilícito de entorpecentes.

A investigação teve início a partir do trabalho da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia (DRE/SR/PF/RO), que resultou na ação penal 7037062-31.2021.8.22.0001, conhecida como Operação Alcance/Aysha. Diante de indícios do envolvimento de uma integrante do MPRO nos fatos investigados, o Ministério Público solicitou e obteve autorização do Tribunal de Justiça do Estado para instaurar um Procedimento Investigatório Criminal (PIC).

Publicidade

O foco da operação Alcance2 é reunir novos elementos probatórios para o PIC em curso, que investiga crimes como lavagem de dinheiro e organização criminosa, sob supervisão judicial. Como parte das medidas adotadas, a integrante do Ministério Público envolvida foi afastada preventivamente de suas funções por 180 dias.

A ação mobilizou um efetivo aproximado de 75 pessoas, entre Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, Delegados, Agentes e Escrivães das Polícias Civil e Federal, além de servidores administrativos do MPRO. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, bem como medidas assecuratórias que totalizam o valor de R$ 212.401.567,11 em bens móveis, imóveis, direitos e valores.

O nome atribuído à operação, “Alcance2”, faz referência ao desdobramento da Operação Alcance/Aysha, deflagrada pela Polícia Federal em setembro de 2021. O desenrolar dessas investigações revelou novos elementos que levaram à atuação conjunta do Ministério Público e da Polícia Federal, demonstrando o compromisso das instituições com o combate à criminalidade e a defesa da ordem pública.

Enquanto as investigações prosseguem, a sociedade aguarda por mais informações e desdobramentos, reforçando a importância da transparência, integridade e responsabilização dos envolvidos na gestão pública e na administração da justiça.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias