A Operação Natal 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia chegou ao fim nesta segunda-feira (25), com números que revelam uma redução em relação ao mesmo período de 2022. Apesar dos resultados positivos, destaca-se a necessidade contínua de atenção e respeito às leis de trânsito por parte dos condutores.
A ação, que teve início em 22 de dezembro, tinha como objetivo principal promover a segurança nas rodovias federais, visando diminuir acidentes, feridos e mortes. Durante os quatro dias da operação, aproximadamente 450 testes de alcoolemia foram realizados, resultando na identificação de 31 condutores dirigindo sob influência de álcool, representando uma redução de 47% em comparação ao ano anterior, com duas pessoas detidas por embriaguez ao volante.
Foram registrados 76 casos de não utilização do cinto de segurança por motoristas e passageiros, enquanto 14 crianças não estavam utilizando o dispositivo de retenção adequado, o que representou uma diminuição de 50%. Além disso, as ultrapassagens proibidas diminuíram em quase 60%, totalizando 50 casos.
No que diz respeito a acidentes, houve uma redução de 32% em comparação a 2022, passando de 19 para 13 ocorrências, assim como no número de feridos, que diminuiu de 21 para 19. Felizmente, não foi registrado nenhum óbito durante o período da operação.
As ações de combate à criminalidade resultaram na detenção de 18 pessoas e na recuperação de um veículo com registro de furto/roubo. Ao todo, foram fiscalizadas 3536 pessoas e mais de 3000 veículos.
Apesar dos números favoráveis, a mensagem final reforça a importância de escolher a vida no trânsito.