Search
Close this search box.
Publicidade

Vilhena é a cidade de RO que registrou o maior número de casos de motoristas derrubando postes de energia

O custo da substituição de cada poste é em média de R$10 mil, que será cobrado do infrator/condutor do veículo causador do sinistro
Publicidade

Em 2022 foram registradas em Rondônia 157 ocorrências de colisões de veículos em postes. Somente neste ano, já foram registradas 26 ocorrências.

A colisão em postes pode ferir ou ocasionar mortes. Na rede elétrica, leva à interrupção de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito. Um levantamento realizado pela Energisa em Rondônia aponta que a maioria das ocorrências acontece durante a madrugada. A cidade de Vilhena lidera o ranking de acidentes, seguida de Porto Velho e Cacoal.

Publicidade

Em 2022, 112 mil consumidores tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta deste tipo de acidente. De janeiro a março deste ano, aproximadamente 50 mil clientes sofreram com o problema. Para minimizar esse impacto, a Energisa tem investido cada vez mais em tecnologias e medidas de prevenção.

“A Energisa investe continuamente na automatização da rede elétrica para reduzir o número de clientes atingidos em situações como esta. Contamos com um Centro de Operação Integrado moderno que permite esse monitoramento 24 horas por dia e quando a situação permite, realiza manobras telecomandadas para restabelecer a energia elétrica com segurança o mais rápido possível”, explica o Gerente de Operação, Filipe Lima.

Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. O custo da substituição de cada poste é em média de R$10 mil, que será cobrado do infrator/condutor do veículo causador do sinistro.

Os cuidados devem ser redobrados nos fins de semana e feriados prolongados, quando muitas famílias costumam pegar a estrada. A incidência de chuvas também deve ser levada em consideração para evitar acidentes. Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura. E, se beber, não dirija!

Em caso de colisão em poste, deve-se evitar sair do veículo, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, informe a empresa pelos canais:

Site:?energisa.com.br?
www.gisa.energisa.com.br

Aplicativo Energisa On?(disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 647 0120
Whatsapp 69 9 9358-9673

Combate Clean Anúncie no JH Notícias