Search
Close this search box.

Alteração em decreto é recebida com otimismo por produtores de Rondônia

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

André Cherri

MUDANÇA

Publicidade

O senador Confúcio Moura informou que conseguiu alterações no decreto que ‘travou’ produtores rurais em Rondônia e na Amazônia. A modificação deve ocorrer nos próximos dias.

MUDANÇA 2

Desde o ano passado, o Incra foi impedido de dar seguimento aos processos de regularização de terras e obtenção de créditos e outros benefícios no estado e em toda a Amazônia.

MUDANÇA 3

O senador destacou que o decreto precisava ser alterado para melhorar a situação dos agricultores de Rondônia. O decreto presidencial proibia ações do setor produtivo, devido à chamada Floresta tipo B, que envolve reserva legal, áreas de APP (preservação permanente), ou pedaços de floresta na propriedade.

Divulgação

MUDANÇA 4

A medida do governo atingiu aproximadamente 70 mil grandes e pequenos produtores rurais no Estado de Rondônia.

CEMETRON

O governo está com obras no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). O trabalho  inclui a construção de área para 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma central de material esterilizado (CME) e um novo almoxarifado central, totalizando uma área de 2.658,85 m2 na unidade de saúde.

Divulgação/Governo de Rondônia

PACIENTES

A ampliação é voltada ao atendimento de pacientes com patologias como tuberculose, HIV/AIDS, leishmaniose, malária, leptospirose, acidentes por animais peçonhentos, dengue, entre outras.

PARCEIRO

A construção será conduzida pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) especializado em infraestrutura, e que possui acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Divulgação/Governo de Rondônia

TEM MAIS

Outro destaque é a construção do novo centro administrativo da unidade, com  um auditório para 100 pessoas, que irá modernizar a estrutura de gestão, e futuramente vai liberar espaço para ampliação da área assistencial.

SUSTENTAÇÃO

A obra vai contemplar ainda, uma central de utilidades, onde ficarão abrigados o gerador, a subestação de energia e os gases medicinais. Com isso, as novas instalações terão autonomia de operação, sem sobrecarregar a atual estrutura do Cemetron.

CUSTO

O valor do investimento é R$ 15.689.945,60 (quinze milhões, seiscentos e oitenta e nove mil, novecentos e quarenta e cinco reais e sessenta centavos). A previsão é que as obras iniciem ainda em julho, com prazo de execução de oito meses.

HOSPITAL DE BASE

Já no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, o governo realizou realizou a revitalização e reforma da ala psiquiátrica. A obra incluiu reformas nas colunas; implantação de torneiras anti-impacto;, troca completa do telhado com amenizador de ruídos e calor, ampliação na saída de água e pintura com acabamento impermeável.

Divulgação/Governo de Rondônia

CUIDADO

A pintura seguiu a linha de cuidados da equipe médica especialista, com cores que visam deixar os pacientes confortáveis, envolvendo a psicologia das cores, considerando o fato de que diferentes tons podem influenciar o humor e a sensação de bem-estar dos pacientes.

PSIQUIATRIA

Atualmente, a especialidade conta com ala feminina e masculina de leitos na unidade hospitalar, atendendo pacientes que são encaminhados via regulação, e oferece atendimentos com psiquiatras, terapeutas e psicólogos.

Divulgação/Governo de Rondônia

TRATAMENTO

São realizados atendimentos de terapia ocupacional, para atendimento às pessoas no tratamento de limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia, como  no transtorno bipolar, esquizofrenia, e transtornos por uso de substâncias psicoativas (drogas e álcool), além de oficinas recreativas. Os pacientes também contam com jardim terapêutico.

DESTAQUE

Segundo o psiquiatra Ivo Lauro, a unidade fortalece seu compromisso com os princípios da luta antimanicomial no país, destacando a defesa dos direitos humanos e o resgate da cidadania para pessoas com transtornos mentais.

ARRECADAÇÃO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) arrecadou mais de 700 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a diversas instituições beneficentes da região.

Divulgação/GCI

ARRECADAÇÃO 2

A coleta ocorreu durante o evento de lançamento da nova marca do MPRO, realizado na última quarta-feira (3/7) no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho.

INSTAGRAM

O deputado estadual Marcelo Cruz, presidente da Assembleia Legislativa, usou suas redes sociais, ontem, para explicar as razões de sua desistência da pré-candidatura a prefeito.

INSTAGRAM 2

Marcelo destacou que sai da disputa por conta das dúvidas que existem em relação a uma norma interna da Assembleia Legislativa que lhe impediria de disputar o pleito.

Reprodução/Instagram

ATO

O deputado afirmou ter escutado opiniões diferentes sobre o Ato 015/2024 da Mesa Diretora, que veda a divulgação de atividades parlamentares em todos os tipos de mídia, inclusive plataformas digitais, a partir de 180 dias antes das eleições.

ATO 2

Como ninguém teria lhe dado uma posição convincente sobre manter a candidatura, Marcelo Cruz entendeu que o mais sensato é  ficar fora do pleito. Ele não adiantou quem deverá apoiar na disputa.

Anúncie no JH Notícias