Notícias de Política

Chiquinho da Emater cobra mudas de café e de cacau para produtores

Postado em 22/04/2019 às 11h04min


Chiquinho da Emater cobra mudas de café e de cacau para produtores

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) cobrou durante sessão na Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado encaminhe com urgência projeto de Lei para aquisição de mudas de café e cacau. O objetivo é contemplar os produtores rurais interessados no plantio ou na expansão dessas duas culturas.

Ele destacou que incentivos desta natureza já foram feitos em governos anteriores com resultados satisfatórios. “Em cada real que se investe na agricultura, o retorno é dez vezes maior”, disse ele, acrescentando que o Estado ficou grande e bonito devido a esse trabalho de parcerias. “Aonde se vai em Rondônia, tem produção farta. O campo sempre dá a resposta”, frisou.

Chiquinho enalteceu ainda a cultura do café, que, conforme afirmou, veio para ficar. No entanto, ele alerta que é preciso avançar na produtividade e na comercialização, ao lembrar que até os indígenas de Cacoal vêm fabricando um café de alta qualidade e recebendo até premiações por causa dos incentivos financeiros e treinamentos que vêm recebendo.

O parlamentar, em outro momento do discurso, falou da alegria dos moradores das comunidades rurais pelo recomeço das aulas. A falta de aulas, segundo ele, estava levando algumas famílias a pensar, inclusive, em abandonar o setor ruralista.

Texto: Antônio Pessoa

Foto: José Hilde

Por JH Notícias