Search
Close this search box.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é reconhecido com Sessão Solene

Criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado sempre no dia 2 de abril, e marca a conscientização em torno do assunto. Com intuito de reconhecer as entidades e personalidades que contribuíram para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, no Estado de Rondônia, o deputado Cirone Deiró (Podemos) irá promover uma Sessão Solene na próxima segunda-feira (1) às 15 horas no plenário da Assembleia Legislativa.

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, e influencia no comportamento do indivíduo.

Segundo a ONU, são pelo menos 70 milhões de autistas no mundo, desses 2 milhões são brasileiros. Ao longo dos anos, o autismo vem sendo debatido, discutido e pensado de forma mais profunda e humanizada. A sociedade tem abraçado à causa e está se conscientizando da importância de entender o autista e suas limitações, participando da campanha que institui Abril e o Azul como mês e cor oficiais da causa autista.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição resultante de uma complexa desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado. Acarretando, assim, modificações importantes na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento.

Apoio

Durante a audiência pública, o deputado Cirone Deiró vai homenagear as entidades e personalidades que contribuíram para o atendimento de pessoas com transtorno do Espectro Autistas (TEA), com Voto de Louvor.

Serão 77 entidades e 21 personalidades, entre elas a 1ª Dama de Porto Velho, Ieda Chaves.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias