Search
Close this search box.

Em 2024, decisões empresariais terão que passar por monitoramento de dados

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

Divulgação

CONDIÇÃO

Publicidade

Em um cenário corporativo cada vez mais orientado por dados, especialistas e líderes do setor enfatizaram que, até 2024, não será mais viável tomar decisões estratégicas sem basear-se no monitoramento eficiente dos dados.

EX-COADJUVANTE

Até pouco tempo atrás, a área de TI era vista como responsável por garantir o funcionamento operacional, mas nos últimos anos, tornou-se protagonista, desempenhando um papel crucial nas prioridades de negócios, incluindo produtividade, redução de custos e eficiência.

ESTUDO

Durante a segunda edição do Zabbix Fórum México, no mês de novembro, foi apresentada uma análise estratégica realizada na América Latina.

ESTUDO 2

O resultado revela que empresas avançadas em suas estratégias de dados têm 2.6 vezes mais chances de aumentar a receita e até 3.7 vezes mais de agilizar todos os processos comerciais.

 LENTO

No entanto, especialistas alertam que muitas organizações ainda não perceberam totalmente o potencial de seus dados, com 60% delas não aproveitando adequadamente as informações já disponíveis.

Divulgação/FIA

FACILIDADES

A combinação do monitoramento com a análise preditiva possibilita a compreensão de formas alternativas para a prevenção de cenários específicos, identificando respostas, escolhendo ferramentas adequadas e envolvendo partes interessadas para garantir visibilidade e acesso à informação.

AVANÇO

Um ponto de destaque é a mudança de percepção em relação aos processos tecnológicos. Anteriormente vistos de maneira negativa, agora se reconhece que a automação de processos rotineiros e demorados não significa cortes, mas sim uma oportunidade de liberar tempo para atividades estratégicas, impulsionando o desenvolvimento do negócio.

Divulgação/FIA

MUDANÇA

Com a expectativa de um aumento exponencial na geração de informações até 2025, atingindo 175 vezes os níveis de 2011, fica claro que as empresas devem repensar suas estratégias de dados.

MUDANÇA 2

A monetização crescente dos dados destaca a necessidade de entender padrões de consumo, segmentar informações e resolver desafios operacionais por meio de modelos eficazes.

DIVERSIFICADO

Empresas de todos os portes podem se beneficiar do monitoramento de dados, especialmente aquelas que adotam soluções de código aberto.

CULTURA

Não seria apenas um departamento específico, mas sim uma cultura organizacional voltada para a coleta e utilização inteligente de informações em todas as áreas de uma empresa.

CAMINHO

O monitoramento de dados emerge como a peça fundamental para a tomada de decisões estratégicas em um mundo empresarial cada vez mais orientado por dados.

CONCORRÊNCIA

As organizações são incentivadas a abraçar essa mudança para garantir uma posição vantajosa entre seus concorrentes e o mercado como um todo no cenário corporativo futuro.

PLANO DE EMERGÊNCIA

A Santo Antônio Energia (SAE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Defesa Civil Municipal, concluiu a operacionalização do Plano de Ação de Emergência da Hidrelétrica com a realização de Simulados de Evacuação nos bairros que integram a área denominada de Zona de Autossalvamento (ZAS).

Divulgação/SAE

SIMULAÇÕES

Ao todo, nos sete simulados realizados de 14 a 17 de dezembro, mais de 2.270 pessoas saíram de suas casas ao ouvir o toque das sirenes, e seguiram pelos caminhos seguros indicados nas placas de Rotas de Fuga até os seus respectivos Pontos de Encontro.

MORADORES

Os simulados realizados envolveram aproximadamente 4.000 famílias cadastradas na ZAS. Para Dimas Maintinguer, Diretor de Operações da Santo Antônio Energia, a adesão das pessoas aos simulados demonstra o quanto a população de Porto Velho está consciente da importância de seu protagonismo para o fortalecimento de uma cultura de prevenção e segurança no município.

Wesley Pontes/SMC/Prefeitura de Porto Velho 

INÉDITO

Dimas também destacou que esta é a primeira vez que este tipo de simulado, com uma usina hidrelétrica, é realizado em uma capital com mais de 500 mil habitantes.

AROM

Thiago Tezzari é o novo Diretor Executivo da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). Com o novo cargo, Thiago volta a trabalhar ao lado do prefeito Hildon Chaves.

Divulgação/SMC/Prefeitura de Porto Velho

 

CANTATA

Nesta quarta-feira (20), às 8h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental União, na Linha 28 de Novembro, Estrada da Penal, acontece o encerramento do ano letivo com a cantata de Natal e entrega de livros literários para compor o acervo da sala de leitura da escola.

TEM MAIS

Durante o evento, acontece também a apresentação de literatura infantil com a leitura do livro “A Jibóia Encantada”, da escritora e professora Lucilely Feitosa Sousa, da Universidade Federal de Rondônia.

Anúncie no JH Notícias