Search
Close this search box.

Ieda Chaves acompanha mutirão para inserção de DIU em mulheres e incentiva o planejamento reprodutivo familiar

Porto Velho desenvolve ações para mulheres que desejam efetuar o planejamento familiar.
Publicidade

No último sábado (4), a deputada estadual Ieda Chaves acompanhou o Mutirão para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), promovido pela Prefeitura de Porto Velho. A ação aconteceu no Centro de Referência em Saúde da Mulher.

Para Ieda Chaves, a mulher tem o direito de organizar a vida familiar para ter seu filho e, uma das formas, é a escolha de inserção do DIU. “Então, hoje, não tem justificativa para que haja uma gravidez indesejada. Basta procurar a Prefeitura para isso a qualquer momento, de forma gratuita e durante o ano inteiro”, observou.

Publicidade

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a ação atendeu cerca de 200 mulheres previamente agendadas. A decisão é uma escolha e serve como um método contraceptivo não hormonal e pode ser retirado quando quiser, de acordo com o interesse da pessoa que está em idade reprodutiva.

Aceitação

Entre as que fizeram a sua escolha, está Lídia Oliveira. “É uma opção minha. Eu já tinha feito e, agora troco o anticoncepcional pelo DIU, afinal tenho um filho de quatro anos”, disse.

Ação

Presente no evento, o prefeito Hildon Chaves reforçou que a sua gestão vem promovendo políticas públicas diversas e que, nos últimos quatro anos, mais de mil mulheres foram atendidas. “O que se busca com este programa é que a mulher possa se programar sobre o melhor momento de sua vida para engravidar. Atendemos com implantação de DIU, laqueadura e para os homens, mais de 600 vasectomias”, informou.

Serviço

O atendimento está disponível e, antes, é preciso buscar uma unidade de saúde mais próxima e, posteriormente, buscar o Centro de Referência em Saúde da Mulher, na Rua Venezuela, nº 2356, bairro Embratel. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Registros

O mutirão foi acompanhado pelas secretárias de Saúde, Eliana Pasini e Marilene Penati.

Anúncie no JH Notícias