Publicidade

Inteligência Artificial põe fim aos áudios chatos e sonolentos do Whatsapp

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

CHATICE

Publicidade

As mensagens de áudio do WhatsApp podem ser convenientes para quem manda, mas são péssimas para quem recebe – e tem de perder um bom tempo escutando.

Publicidade

ACELERADO

Há quem tente remediar isso ouvindo o áudio mais rápido, a 1,5x – ou simplesmente ignorando. Mas o bot LuzIA oferece uma solução melhor: transforma tudo em texto.

PROCEDIMENTO

Para usar o robô, basta adicionar o número dele, +55 11 97255-3036, como contato no WhatsApp. Aí, na próxima vez em que você receber um áudio, é só encaminhá-lo para o bot – e, alguns segundos depois, você receberá a mensagem transcrita em texto.

EFICAZ

Funciona surpreendentemente bem, inclusive em áudios com ruído de fundo, má pronúncia ou gírias. O serviço é gratuito, e não tem limite de uso. Ele recebeu um aporte de 2,5 milhões de euros, de um grupo de investidores – e, segundo seus criadores, já tem 4 milhões de usuários em 40 países.

“TRUQUE”

O bot, que foi criado pelo engenheiro espanhol Álvaro Higes, também tem outras funções interessantes: você pode conversar com ele, ou usá-lo para gerar imagens – para acionar esse recurso, basta começar sua mensagem com a palavra “imagina”.

DIVERGIU

Em um documento de apresentação do serviço, os criadores do LuzIA afirmam que o bot funciona conectado ao ChatGPT e ao Stable Diffusion (IA de geração de imagens). Porém, nos  testes, o robô forneceu respostas diferentes -embora bem elaboradas- que as fornecidas pelo ChatGPT.

“SORRY”

Além disso, em algumas tentativas, a função geradora de imagens falhou – quando isso acontece, o bot responde pedindo desculpas. Já a transcrição de áudios e as conversas funcionaram todas as vezes, com rapidez – mesmo áudios longos, de 3 a 4 minutos, foram transcritos de forma quase imediata.

EDIÇÃO

Dependendo da duração do áudio, a transcrição pode ficar extensa. Mas o robô também dá um jeito nisso: é só digitar “resuma a mensagem acima” e você imediatamente recebe uma versão curtinha, de poucas linhas, só com os pontos mais importantes.

EDIÇÃO 2

Essa mesma função serve para resumir textões enviados por outras pessoas: é só encaminhá-los para o bot (ou colar na janelinha de chat dele). Realmente o dispositivo é excelente, embora eu tenha convicção de que quem é chato e inconveniente não mude sua conduta por conta de uma IA.

DE VOLTA AO PRESENCIAL

No fim de semana foi realizado o 13º Congresso dos Bancários do Estado de Rondônia (COBAN), em Ji-Paraná, o primeiro presencial após a pandemia de covid-19.

MOVIMENTO

Participaram centenas de bancários dos bancos públicos e privados e, após dois dias, foram definidas pautas de reivindicação da categoria e os nomes dos delegados para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto, em São Paulo (SP).

CONVERSA DE HOMEM

O Ministério Público de Rondônia prepara para agosto  uma série de ações voltadas ao público masculino. O projeto  “ O Silêncio dos Homens” será realizado pelo Comitê Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.

DINÂMICA

O projeto vai para às comarcas do Estado através de diversos parceiros do MP que farão exibição do documentário homônimo, seguida de uma roda de conversa para debate dos temas abordados.

CONTEÚDO

Ao todo serão realizadas 22 exibições do projeto em Fóruns, Tribunais do Júri, Promotorias de Justiça, Batalhões de Polícia e faculdades distribuídas em dez localidades que já aderiram ao projeto.

PÚBLICO

Estima-se que mais de 4 mil homens sejam impactados pelo projeto a partir do dia 4 de agosto em Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e Vilhena.

QUILOMBOLAS

Você se considera quilombola? Esta foi a primeira vez que o IBGE fez esta pergunta durante um Censo Demográfico. Em Rondônia, 2.926 pessoas responderam que sim, que se consideram quilombolas. Com 1.345 quilombolas, o município de Costa Marques representou 46% do total rondoniense.

OUTROS MUNICÍPIOS

Além de Costa Marques, houve registro de população quilombola em Pimenteiras do Oeste (518 pessoas), Guajará-Mirim (494), São Francisco do Guaporé (248), Alta Floresta d’Oeste (115), Porto Velho (95), Cerejeiras (37), São Miguel do Guaporé (31), Nova Mamoré (16), Corumbiara (12), Seringueiras (08) e Cabixi (07).

PAÍS

Em todo o Brasil, foram contados 1.327.802 quilombolas, sendo Bahia (397.059 pessoas), Maranhão (269.074), Minas Gerais (135.310), Pará (135.033) e Pernambuco (78.827) os estados com os maiores quantitativos absolutos.

NOSSO ESTADO

O Censo Demográfico 2022 também identificou que, dos 555 mil domicílios permanentemente ocupados em Rondônia, 1.347 tinham pelo menos um morador quilombola. Nestas residências, moravam 4.269 pessoas, sendo que 68% (2.903 indivíduos) se declararam quilombolas.

SAÚDE

Nesta segunda-feira (31), o município de Ji-Paraná recebeu uma importante obra realizada com recursos destinados pelo deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSD), que participou da entrega oficial da unidade ao lado de várias lideranças e autoridades.

UBS

Uma emenda de R$ 800 mil foi investida na construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) José dos Santos,  no bairro Orleans. A UBS atenderá a população de sete bairros do 2º distrito, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

POLÍTICA

Falando em Laerte Gomes, ele tem sido um bombeiro na crise de bastidores entre Assembleia e Governo que vem ganhando volume por conta de muita soberba e arrogância. Tem gente querendo sair do seu quadrado para dar pitaco na casa do vizinho.

POLÍTICA 2

Laerte diz que está tudo tranquilo, já conversou com as partes e houve entendimento. Acredito no deputado pela experiência política, mas também já existe gente convicta de que somente o Céu é o limite. Alguém pode bater com a cara no poste nessa brincadeira.