Search
Close this search box.

Ismael Crispin alerta para ações após o fim das campanhas de vacinação contra aftosa

O deputado Ismael Crispin (PSB), na sessão ordinária desta terça-feira (26), disse que 76% do PIB de Rondônia passa pela fiscalização da Agência Idaron. Ele disse haver uma preocupação, porque em maio haverá a campanha de vacinação, e que os produtores e servidores da instituição devem se preparar para agir quando não for mais necessário vacinar os animais, o que deve acontecer logo.

“Precisamos buscar no mercado internacional uma fatia do mercado, mas devemos saber o que acontecerá no “pós período” de vacina. Nem os servidores da Idaron sabem”, adiantou Ismael Crispin.

Segundo o parlamentar, alguém teria colocado embaixo do braço o projeto com as ações necessárias, porque pretende ser o pai da criança. Ele disse que o tema precisa ser abordado pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

O deputado esclareceu que Rondônia fornecer carne de gado não vacinado pode colocar em risco a produção brasileira. Ele citou, ainda, que em alguns lugares do Estado não se encontra fiscal da Idaron.

“Estamos em uma região de fronteira, por isso sempre existe um risco. É preciso que a Comissão de Agricultura se aprofunde nesse tema, antes da erradicação da vacina”, detalhou.

Ismael Crispin disse que somente a pecuária corresponde a 54% do PIB do Estado, por isso é necessário agir com segurança, fortalecendo a Idaron. “Muitos servidores que desenvolvem serviços burocráticos precisam ir para o campo”, acrescentou.

Ele solicitou, ainda, que a Comissão de Agricultura chame para conversar com os que já estão em campo, para saber com maior precisão como estão sendo desenvolvidas atividades.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias