O Partido Republicano da Ordem Social – PROS/RO, por meio de sua Presidente Rosária Helena, vem a público se posicionar a respeito do possível fechamento da Escola Manoel Francisco no município de Nova União/RO.
O PROS/RO, assim como todos os seus correligionários e lideranças políticas repudiam qualquer iniciativa de fechamento de Escolas. A Educação é peça fundamental para recuperação econômica e psíquica de nossas crianças após superarmos esta Pandemia.
Para compreender o sentido de escola em nossa sociedade, temos que a compreender não como apenas um CNPJ; algo que pode ser simplesmente baixado para simplificar a prestação de contas da gestão pública. Na escola se constrói sonhos, projeta o futuro e resolve os problemas do presente, ao fechar uma escola, encera-se sonhos e minimiza as chances de colhermos um futuro melhor para nossos filhos.
Na visão do PROS/RO uma escola não pode ser vista como geradora de despesas públicas, mas sim, garantidora de uma economia sustentável e com base no conhecimento técnico e valores humanos que tanto precisamos. Portanto, economizar dinheiro público fechando escolas é sacramentar o declínio social, econômico e ético de nossa sociedade.
Nos colocamos a disposição para mediação de qualquer pauta necessária para resolução do problema, afirmando que a opinião de pais, aluno, professores e especialistas em educação devem ser colocadas à frente nas discussões.
Quanto a classe política, estabdeve mediar o debate, fazendo com que a visões contrárias se apresentem, garantindo odebate saudável na busca do melhor caminho. Fazer gestão pública ignorando os interesses do público e da ciência não condiz com as diretrizes de nosso partido.
Presidente do PROS/RO.
A diretoria.