Search
Close this search box.
Publicidade

Obras e pesquisas animam militância do prefeito Hildon Chaves que já o colocam como candidato imbatível em 2026

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

CAMINHADA

O prefeito Hildon Chaves parece estar levando bem a sério suas pretensões políticas para o futuro. Tem visitado obras na capital e organizado agenda para as cidades do interior por meio da Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

Publicidade

SEM MANDATO

Sem nenhuma anormalidade no processo eleitoral que se segue, Hildon teria um período de hibernação após deixar a prefeitura e esperar pelo pleito de 2026.

INDICADO

Mesmo que indique alguém para disputar sua cadeira na Prefeitura, e esse candidato venha a ser eleito, não é a mesma coisa do que ter mandato e poder dar às cartas. Nem mesmo com a mulher estando deputada, isso teria um peso muito relevante.

APRENDEU

Mas Hildon é esperto e aprendeu rápido a dinâmica da política. O fato de estar fora da ideologia dos Marcos – Rocha e Rogério – não impediu de realizar e administrar sua gestão e na hora certa fazer a aposta em quem ia vencer.

LEMBRANÇA

Aliás, eu sempre escrevi que Hildon, Rocha e Rogério – então “grandes amigos” em 2019 – não chegariam juntos ao pleito de 2022, como realmente foi o que ocorreu. Não houve inimizade entre eles, mas diferenças ideológicas.

FORÇA

Tem gente que aposta categoricamente que Hildon Chaves fez a diferença para Marcos Rocha no segundo turno, não sei se realmente isso mudou o cenário. Me parece que a eleição de Rocha foi bem mais complexa que isso.

MÉRITOS

Mas é claro que atualmente Hildon tem gordura de sobra para sonhar com voos mais altos. Vamos lá. Hildon Chaves é o prefeito mais bem avaliado nas capitais, entre os que estão no segundo mandato.

PESQUISA

De acordo com  pesquisa do Instituto Veritá, divulgada recentemente, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, é o mais bem avaliado entre os prefeitos de capitais do país, que estão no segundo mandato consecutivo, após serem reeleitos em 2020.

BRASIL

O Veritá avaliou todos os prefeitos das capitais. O resultado surpreendeu Hildon, já que ele teria sido mais bem avaliado que prefeitos de capitais como Curitiba (PR), Rafael Greca; de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro; de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro e de Natal (RN), Álvaro Costa.

RESULTADOS

Correligionários de Chaves apontam os investimentos em infraestrutura na capital como o carro-chefe da popularidade. O programa de asfaltamento, com mais de 700 quilômetros já executados, seria a “menina dos olhos” do Prefeito.

EM CAMPO

Como os números são de uma pesquisa realizada por gente de fora – o Instituto Veritá é de Minas Gerais – , a prefeitura resolver conferir o tamanho da popularidade de Hildo Chaves conversando com a população.

EM CAMPO 2

O mototaxista Douglas Abreu, disse que a infraestrutura da capital melhorou bastante na gestão de Hildon Chaves. Ele reforçou ainda que a parceria com o Governo tem ajudado a trazer mais melhorias pra cidade.

EM CAMPO 3

O comerciante João Almeida das Chagas, que mora no bairro Nova Esperança, que foi quase todo asfaltado, afirma que a cidade melhorou. Ele destacou que mora há 28 anos no local, e era só lama antes do asfalto.

RECONHECIMENTO

É claro que Hildon recebe isso com muito ânimo, o que o anima a planejar o futuro. Mas a política não tem objetividade e muito menos precisão, por isso deve ser vista por vários ângulos.

ENTENDIMENTO

O dado apontado na pesquisa Veritá mostra Chaves como um bom gestor e com uma popularidade consolidada. A conclusão da nova rodoviária deve aumentar ainda mais o reconhecimento do trabalho de Hildon, mas a política não permite acomodação.

HORIZONTE

Hildon Chaves está fazendo a lição de casa, e deve focar, principalmente, em um projeto político palpável e alheio a vaidades. O que foi dito ontem nem sempre pode valer para hoje e muito menos ser encarado como o que pensa o coletivo.

OPINIÃO

Se eu estivesse no lugar do prefeito, encararia os desafios políticos futuros da mesma maneira que ele fez em 2016. Consciente da capacidade que tem, mas sem se deixar levar pela ‘empolgação” do entorno, que já o tem colocado até como presidenciável.

OPINIÃO 2

Sobre a turma de “chaleira” que o cerca, eu sugiro menos destilados nos encontros de amigos que andam acontecendo por aí.

INSTITUTO

Falando em presidenciável, importante dizer que o Instituto Veritá é o mesmo que no ano passado deu vitória de Bolsonaro com 51% contra 48% de Lula.

REUNIÃO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) se reuniu nesta segunda-feira (4/9) com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e representantes das companhias aéreas Azul, Gol e Latam para cobrar melhorias na oferta de voos em Rondônia.

REVOLTA

O pedido foi motivado pela onda de reclamações da população sobre a recente retirada de linhas comerciais. A Promotora Daniela Nicolai de Oliveira Lima, informou que o MPRO está em tratativas com as companhias aéreas sobre os pontos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as empresas aperfeiçoem os serviços.

IMPORTÂNCIA

A Promotora argumentou que o transporte aéreo é um serviço essencial e estratégico para viagens de negócios, saúde e lazer. De  acordo com a lei de concessões públicas, a ANAC precisa olhar para o interesse público e considerar preços palatáveis para os consumidores, não apenas os interesses do mercado.

TRABALHANDO

As companhias aéreas demonstraram interesse em dialogar e defenderam que o Estado não está desassistido.

OPINIÃO

Me parece que as empresas aéreas argumentaram o óbvio  e não chegaram na reunião com nenhuma proposta. Eles já sabem o problema que o Estado vive atualmente e, que eu saiba, ninguém das companhias disse que as decisões de cancelamento de voos estão sendo revistas.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias