O ministro dos transportes Renan Filho (MDB/AL) confirmou que o trecho da BR-364 que liga os estados de Rondônia e Acre, está na fila de concessões e em breve será entregue para administração do setor privado.
A informação foi repassada por Renan Filho durante a Audiência Pública conjunta das Comissões de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional do Senado na manhã desta terça-feira (21) em Brasília (DF).
“Essa rodovia está com a estruturação de uma concessão, nós estamos finalizando essa concessão, vem a do Paraná primeiro, depois a 040 em Goiás e aí a BR-364. E a concessão garantira ao meu ver, melhores condições”, garantiu Renan Filho.
Com a chegada da concessão, a BR-364 passará a ter cobranças de pedágio durante a sua extensão dentro do estado de Rondônia. De acordo com o Governo Federal na concessão, o governo mantém a titularidade do patrimônio público e a população recebe os benefícios dos investimentos realizados pela inciativa privada.
Hidrovia do Madeira
Durante a Audiência o senador Jaime Bagatolli questionou o ministro sobre a possibilidade da realização de alguns serviços por parte do Governo Federal para solucionar a questão da trafegabilidade da estrada que liga a BR-364 até o porto do Cujubim, onde toneladas de cargas passam diariamente toneladas de cargas para seguir ao resto do mundo através do rio Madeira.
Sobre esse tema, o ministro Renan Filho afirmou que tem consciência da importância dessa estrada, que dá grande vazão à produção agropecuária do centro oeste brasileiro e que serão tomadas medidas por parte do ministério para viabilizar o tráfego na região.
“Essa reivindicação foi colocada em uma reunião com a bancada de Rondônia, não é um trecho tão grande, acho que a gente deve enfrentar o desafio de fazê-lo, eu estou a disposição”, afirmou o ministro Renan Filho.
A Comissão de Infraestrutura do Senado é presidida pelo ex-governador de Rondônia, Confúcio Moura (MDB/RO), fato que deverá dar agilidade à essas pautas em Brasília, basta vontade política.