Search
Close this search box.
Publicidade

Quarta maior hidrelétrica do país suspende operação por seca no rio Madeira

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

PAROU

Por conta dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no rio Madeira, cerca de 50% da média histórica, a Santo Antônio Energia interrompeu momentaneamente a operação da Hidrelétrica Santo Antônio.

Publicidade

PAROU 2

A medida foi em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

SEGURANÇA

A iniciativa atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras.

SEGURANÇA 2

Atualmente, como o rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida.

LOGÍSTICA

Mesmo nesta condição, o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural.

PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA

Falando em Santo Antônio Energia, a usina em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Defesa Civil Municipal, já começou a implantação da segunda etapa do Plano de Ação de Emergência (PAE).

ORIENTAÇÃO

Nesta fase, serão instaladas as sinalizações das rotas de fuga, pontos de encontro e torres de alarmes sonoros nos 12 bairros do município que estão dentro da denominada Zona de Autossalvamento (ZAS).

ROTINA

Importante ressaltar que a instalação dos equipamentos não está ligada a riscos na barragem da Hidrelétrica Santo Antônio, mas sim ao cumprimento de uma Lei Federal que dá ainda mais destaque à cultura prevencionista de segurança.

CLASSIFICAÇÃO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador, classificou a barragem da usina como sendo de nível baixo de risco.

PLANO

O PAE é integrado à Política Nacional de Segurança de Barragens e atende às determinações da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece ações em relação à população que vive próxima ao empreendimento.

CADASTRO

A partir do cadastramento dos moradores, foi realizado um estudo acústico e um plano técnico para determinar onde instalar as torres e desenhar as rotas. Serão instaladas 19 torres de sirenes de alerta e 273 placas sinalizadoras na ZAS.

CAMINHO

As placas terão indicações de rotas de fuga e pontos de encontro seguros. Cada uma terá um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma eventual emergência.

POSITIVO

O cadastramento dos moradores, primeira etapa do PAE, foi um grande sucesso. Com total apoio e entendimento da população, foi possível cadastrar cerca de 90% dos imóveis.

EXTENSÃO

Foram 3.500 imóveis, entre residências, comércios, prédios públicos, escolas e patrimônios históricos localizados ao longo de 10 quilômetros abaixo da barragem da Hidrelétrica de Santo Antônio, em regiões de Porto Velho próximas às margens do rio Madeira.

SEGURANÇA

A barragem da Santo Antônio, feita em sua maioria de concreto e aço, é muito segura e está categorizada pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como baixo risco.

VIGILÂNCIA

Mais de 600 instrumentos monitoram o empreendimento em tempo integral e a Santo Antônio Energia atualiza periodicamente seus processos e procedimentos para adoção das melhores práticas existentes para a segurança da barragem.

MONITORAMENTO

A ANEEL realiza fiscalizações periódicas, atestando a qualidade da segurança de barragem e cumprimento das ações de monitoramento e procedimentos para operação segura das instalações.

DESLIGAMENTO

Falando sobre manutenção e segurança, a Energisa Rondônia tem reforçado a importância do desligamento programado como uma medida estratégica para a manutenção, modernização e melhoria contínua da infraestrutura elétrica, garantindo assim a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica.

COMUM

O desligamento programado é uma prática rotineira realizada pelas distribuidoras de energia elétrica em todo o país. Consiste na interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica em determinadas áreas ou localidades, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, visando a realização de trabalhos de manutenção preventiva, inspeção de equipamentos, expansão da rede elétrica e outras atividades necessárias.

INTERRUPÇÃO

Para que os trabalhos sejam realizados de forma segura para os clientes e colaboradores, em alguns casos o fornecimento de energia tem que ser interrompido. Em todas as ações, os clientes são avisados pelo site da empresa, através de rádios locais, às vezes por carros de som , Carta SMS e WhatsApp.

INFORMAÇÕES

Importante ressaltar que para recebimento do aviso via SMS e Whatsapp, é necessário manter o cadastro sempre atualizado junto à Energisa.Com os fenômenos naturais que tem atingido Rondônia é fundamental as manutenções nas redes elétricas.

TEMPO

Vale destacar que o trabalho não é aleatório, têm hora para começar e para acabar. Eles são essenciais também para garantir o bom funcionamento da rede elétrica e a qualidade da energia.

SERVIÇO

As principais melhorias realizadas na rede durante o desligamento programado são: inspeções técnicas, troca de cabos e equipamentos, substituição de postes, extensão da rede, obras de ampliação e podas de árvores que estejam próximas aos cabos de energia.

3 DIAS

Para que os consumidores também possam se programar, a Energisa avisa com antecedência mínima de 72 horas em relação ao horário de início da interrupção.

QUALIDADE

Ao falar sobre energia em Rondônia, não tem como deixar de destacar o quanto o Estado melhorou nos últimos 5 anos. Nem de longe o trabalho realizado pela Energisa lembra o caos que era a distribuição elétrica pela Ceron.

FILME

O mais recente trabalho de vídeo da Energisa destaca a transformação energética em Rondônia, os investimentos, e pontua o que pensam consumidores e empresários que passaram a contar com energia de qualidade.

FILME 2

O Grupo Irmãos Gonçalves, por exemplo, que emprega mais de 8 mil e 500 pessoas,  otimizou a prestação de serviço, investiu em modernidade e, nos dias atuais, tem vaga de sobra para quem procura trabalho.

 

Combate Clean Anúncie no JH Notícias