Search
Close this search box.
Publicidade

Rondônia é destaque Nacional em transparência na Segurança Pública

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reafirma a importância da transparência em um governo atuante
Publicidade

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com o laboratório de dados Fogo Cruzado, a Agência de dados Fiquem Sabendo e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), mostrou que Rondônia está entre os estados brasileiros que melhor tem transparência na divulgação de informações da Segurança Pública.

De acordo com a pesquisa, a base enviada para Rondônia é satisfatória e pronta para análises. Além da data do fato, data de registro, mês e período, tem como diferencial a informação sobre o local, segundo a zona ( Norte, Sul, Leste, Oeste, Central, interior ou rural), e ainda o preenchimento da raça da vitima. A pesquisa conta com sete critérios de avaliação, e Rondônia teve êxito em seis delas. Os critérios são estes:

Publicidade

• Dados criminais com o número de casos e/ou vitimas;
• Letalidade e/ou vitimização policial;
• Desagregação territorial;
• Dados atualizados até 2023;
• Atividade policial, indicadores de esforços operacionais;
• Análises disponíveis e informações desagregadas;
• E outros indicadores.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reafirma a importância da transparência em um governo atuante, “ A transparência é fundamental para que os cidadãos possam entender como o governo está lidando com todas as questões, principalmente à segurança, garantindo a prestação de contas e a confiança na administração pública”, frisou.

O secretário de segurança, Felipe Vital, destacou que o governo do estado valoriza a prestação de contas, a transparência e o serviço público eficaz, e incentiva a divulgação proativa de informações.

A pesquisa ainda revela, que Rondônia ficou em décimo lugar na classificação nacional, e é o terceiro na região norte com melhor avaliação.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias