Publicidade

Vereadores de Direita do MDB ameaçam abandonar partido por conta da aproximação de Confúcio Moura com Lula

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

GUERRA

Publicidade

Virou uma guerra ideológica  as discussões políticas em um grupo de WhatsApp de Rondônia onde estão lideranças do MDB da capital e vereadores de todo o interior.

Publicidade

GUERRA 2

Desde o ano passado, algumas pessoas –  entre elas um ex-prefeito de Porto Velho – estariam exaltando o presidente Lula e atacando simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro e vereadores de Direita.

GUERRA 3

Os conflitos teriam aumentado após o alinhamento do senador Confúcio Moura com o Governo Lula. O fato de Confúcio ter votado com o governo no Marco Temporal teria sido o estopim para começarem as confusões.

SAÍDA

Nesta quarta-feira,04, mais de 15 vereadores do MDB do interior já teriam decidido que vão sair do partido. Seriam conservadores que nunca se identificaram com as pautas do PT e não estariam aceitando os afagos de Confúcio aos petistas.

PRESSÃO

Aliás, os vereadores dizem que assessores do senador Confúcio estariam colocando mais lenha na fogueira durante as discussões no grupo. Estariam sugerindo que os incomodados que se retirem mesmo do partido.

ROMPIMENTO

Alguns filiados com bom trânsito no partido, me disseram que é questão de tempo para a “debandada” o que causaria um enorme prejuízo à sigla, tendo em vista que ano que vem já teremos eleições locais.

DISPUTA

Embora não haja ainda nenhuma candidatura oficial tendo emedebistas como cabeça de chapa nas disputas às prefeituras de Rondônia, é sabido que são os candidatos a vereadores que impulsionam as disputas locais.

PREJUÍZO MAIOR

Várias lideranças partidárias do MDB  apontam o comportamento coerente e conciliador do deputado federal, Lúcio Mosquini, presidente estadual da sigla, como o diferencial nas rusgas que vem ocorrendo.

CIDADE

Mosquini destaca que na verdade, o vereador se preocupa com a situação local considerando os adversários domésticos, a questão partidária ficaria em segundo plano nesse debate.

SENADOR

Sobre Confúcio Moura, Mosquini enfatiza que ele é autêntico em relação às bandeiras que defende, como a identidade ambientalista, por exemplo.

POSIÇÃO

O deputado argumenta que pessoalmente, diverge do Senador nas pautas mais de esquerda, no entanto existe o respeito entre ambos e eles conseguem conviver em um ambiente democrático e pluralista dentro do MDB.

NAS REDES SOCIAIS

Na tarde de terça-feira, devido a uma forte chuva, teria ocorrido um incidente no Hospital Regional de Vilhena. A água do esgoto, com presença de fezes, teria invadido um dos quartos, sendo que a equipe de plantão teria deixado pacientes desamparados e abandonado o local.

SEM PARTIDO

O professor e assessor parlamentar, Herbert Lins, deixou o partido Avante. Em vídeo publicado nas redes sociais, Hebert comunicou a sua saída da legenda e justificou como necessidade de virar a página e iniciar um novo ciclo de vida.

POESIA

A jovem poetisa Uélida, de 15 anos, venceu a competição estadual de poesia e performance “Slam Rondônia” e irá representar o estado no evento nacional, que ocorre entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro em Itabira (MG). O Slam Rondônia foi realizado na Sede da Juventude Indígena de Rondônia.

POESIA 2

O Slam BR conta com poetas periféricos de todas as regiões do Brasil e é a primeira vez que Rondônia envia um representante para uma etapa nacional presencial. Em 2020, o estado teve a representação de Will em uma etapa virtual, que aconteceu com restrições devido a pandemia do Covid-19. Will inclusive ficou na segunda colocação nesta seletiva de 2023.

DESTAQUE

Uélida é estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões. Ela já conquistou outros prêmios a nível estadual e nacional em diferentes áreas. Em 2022, ela venceu a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética “ONEE” e, neste ano, foi premiada com a redação nota 1000, o que gerou o prêmio estadual do “Revisa Mais”.

OPORTUNIDADE

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) previu a abertura de 630 mil vagas temporárias, neste terceiro trimestre (entre julho e setembro).

SETORES

As contratações foram puxadas pelo setor da indústria (60%), seguido pelo de serviços (30%) e comércio (10%).

EXPECTATIVA

A expectativa para o último trimestre é de um crescimento ainda maior na oferta de vagas temporárias, em razão das vendas em datas tradicionais do varejo, como Dia das Crianças e Black Friday, e sobretudo pelo Natal, tradicionalmente a melhor ocasião para o comércio brasileiro.

DICA

Para quem está à procura de uma posição, a dica é se atentar aos detalhes do currículo. Palavras-chaves que identifiquem de maneira simples e objetiva as experiências anteriores e o “match” com a vaga são o primeiro passo.

DICA 2

Por exemplo, se o candidato está em busca de uma vaga para vendedor, palavras como “vendas”, “atendimento ao público” e “comércio” devem estar estrategicamente posicionadas para facilitar que a inteligência artificial do sistema de seleção possa identificar que se trata de um bom perfil para a posição.

DICA 3

Como as vagas temporárias são preenchidas rapidamente por conta do alto fluxo de demanda, muitas empresas optam pelas entrevistas digitais. Nesse caso, o candidato participa de uma dinâmica similar às entrevistas presenciais, com apresentação pessoal. Por isso, preparar-se bem e destacar os pontos principais da trajetória profissional são de suma importância.

CHANCE

Vale ressaltar que há chances de efetivação ao fim do contrato como temporário. As empresas observam pontos como o comprometimento e a qualidade do trabalho desenvolvido. O potencial e o esforço do colaborador durante o período de sazonalidade podem resultar em um contrato CLT, após a experiência.