Search
Close this search box.

Atendimento para Tratamento Fora de Domicílio é realizado na Secretaria Estadual de Saúde

O serviço de Tratamento Fora de Domicílio abrange somente pacientes eletivos
Publicidade

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessita de acompanhamento médico especializado para outros estados pode acessar o serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Com o objetivo de orientar à população sobre o acesso ao atendimento de transporte de pacientes eletivos, disponibilizado pelo governo de Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece sobre o funcionamento do fluxo e onde buscar atendimento do serviço que, quando não é oferecido pelas unidades particulares ou públicas do estado de origem, desloca os pacientes para o estado que possui vagas hospitalares disponíveis, para atender à demanda médica.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, de 2023 até maio de 2024 foram investidos R$ 25.146.720,01 (vinte e cinco milhões, cento e quarenta e seis mil, setecentos e vinte reais e um centavo) em passagens áreas para transporte de pacientes.

Publicidade

ATENDIMENTO 

De acordo com o titular da Sesau, Jefferson Rocha, para utilizar o serviço, o paciente que necessite do atendimento e/ou procedimento em uma especialidade, que não é disponibilizada no estado, pode acessar o TFD. Para tanto, é necessário que esteja com laudos, encaminhamentos e declarações em mãos na hora da solicitação. Os documentos e informações sobre o funcionamento estão disponibilizados no Manual estadual de normas e rotinas do tratamento fora de domicílio (TFD)

Segundo a coordenadora do TFD, Sandra Cardoso, o serviço funciona de forma eletiva. “Enviamos para fora do estado pacientes que necessitam de atendimento, mas que não estão hospitalizados, ou seja, pacientes que estão aguardando em casa. Após a avaliação da documentação é iniciada a busca por vagas através de TFDs de outros estados, o que pode levar em média 30 dias”, explicou.

PONTOS DE ACESSO 

Pacientes que moram na Capital e necessitam do serviço do TFD podem se direcionar ao Palácio Rio Madeira (PRM), no 1º andar do Edifício Rio Machado, localizado na Rua Pio XII, S/N, no Bairro Pedrinhas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Dúvidas ou mais informações podem ser direcionadas ao e-mail:  ctfd@sesau.ro.gov.br

Já os moradores dos demais municípios de Rondônia, que necessitem do serviço do TFD, podem se dirigir às Gerências Regionais, que abrange cada município:

I GRS – JI-PARANÁ 

  • Endereço: Rua Júlio Guerra, nº 388, Bairro Centro
  • Contatos: (69) 3416-4853 e 3416-4854

Municípios de abrangência: Ji- Paraná; Jaru; Ouro Preto d’Oeste; Presidente Médici; Theobroma; Vale do Anari; Governador Jorge Teixeira; Vale do Paraíso; Teixeirópolis; Urupá; Mirante da Serra; Nova União; Alvorada do Oeste; São Francisco do Guaporé; Costa Marques; Seringueiras e São Miguel do Guaporé.

II GRS – CACOAL

  • Endereço: Avenida Guaporé, nº 2.849, Bairro Centro
  • Contatos: (69) 3441-1997 e 3443-1947

Municípios de abrangência: Cacoal; Ministro Andreazza; Pimenta Bueno; Primavera de Rondônia; São Felipe d’ Oeste e Espigão d’Oeste.

III GRS – VILHENA

  • Endereço: Rua Antônio Extekoetter, nº 600, Bairro Alto Alegre
  • Contatos: (69) 3322-6876 e 3322-5569

Municípios de abrangência: Vilhena; Chupinguaia; Colorado do Oeste; Cabixi; Cerejeiras; Pimenteiras do Oeste e Corumbiara.

IV GRS – ARIQUEMES

  • Endereço: Avenida Tancredo Neves, nº 2.606, Setor Institucional
  • Contatos: (69) 3535-3603 – 3536-6078 e 3536-5080

Municípios de abrangência: Ariquemes; Cujubim; Rio Crespo; Alto Paraíso; Cacaulândia; Machadinho d’Oeste; Monte Negro; Campo Novo de Rondônia e Buritis.

V GRS – ROLIM DE MOURA

  • Endereço: Avenida Fortaleza, nº 5.320, Bairro Centro
  • Contatos: (69) 3442-8245, 3442-8246 e 3442-7084

Municípios de abrangência: Rolim de Moura; Alta Floresta d’Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Castanheiras; Novo Horizonte do Oeste; Nova Brasilândia d’Oeste; Santa Luzia d’Oeste e Parecis.

VI GRS – PORTO VELHO

  • Endereço: Rua Pio XII, S/Nº, Edifício Rio Machado, 1º andar, Bairro Pedrinhas
  • Contatos: (69) 3216-7395

Municípios de abrangência: Porto Velho; Candeias do Jamari; Itapuã do Oeste; Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Anúncie no JH Notícias