Notícias de Rondônia

Banco de Sangue de Porto Velho precisa urgentemente dos tipos O e A negativos

Postado em 01/11/2018 às 20h30min


Banco de Sangue de Porto Velho precisa urgentemente dos tipos O e A negativos

Ao anunciar a comemoração do Dia do Doador de Sangue no dia 26 de novembro, a assistente social Maria Luiza Pereira, gerente do Serviço Social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), fez um apelo dirigido aos doadores de sangue “O” e “A” negativos, para que compareçam à Fundação e colaborem para regularizar o estoque deste tipo de sangue que já está em estado crítico.

Segundo ela, para manter seu estoque, a instituição precisa, no geral, de 100 doações diárias, mas tem a necessidade urgente de sangues considerados mais raros (O e A negativos) ante a uma demanda presente superior aos níveis de rotina. “Estamos atendendo a vários pacientes graves que dependem dessa tipologia sanguínea”, disse destacando que esta situação exige um esforço para a mobilização de todos doadores e técnicos – para atender a este chamamento em favor da vida.

Neste sentido, as pessoas que se dispuserem a doar devem procurar a Fhemeron que, em Porto Velho, está localizada na Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h15 as 18h, sem intervalo para almoço.

Importa esclarecer, bem ao caráter das campanhas de doação, que sangue é vida e que sua comercialização é crime. A doação, segundo Maria Luiza, é um ato de amor à vida e ao próximo. “Nós precisamos que a população se sensibilize e doe. Mesmo com as parcerias que temos com faculdades, órgãos públicos, igrejas e empresas, precisamos desse apoio da população para suprir a demanda”, disse orientando as pessoas a formarem grupos de doadores.

Para fazer a doação, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade, ter peso corporal superior a 50kg e estar alimentado. “Atendido a esses requisitos todos podem doar”, disse a assistente social orientando que os doadores devem procurar os bancos de sangue em todos Estado e fazer a doação, que é um gesto humanitário que pode salvar vidas.

O Dia do Doador de Sangue é 25 de novembro, um domingo, motivo pelo qual as homenagens estão marcadas para segunda-feira, dia 26.

Por JH Notícias