Search
Close this search box.

Campanha Junho Vermelho mobiliza servidores para doação de sangue, nos dias 3 e 4 julho em Porto Velho

A 3ª edição da Campanha de Doação de Sangue – Junho Vermelho acontece nos dias 3 e 4 de julho, das 8h às 12h, em Porto Velho
Publicidade

A união para abastecer os estoques de sangue no estado terá uma ação reforçada nos dias 3 e 4 de julho, das 8h às 12h, durante a 3ª edição da Campanha de Doação de Sangue – Junho Vermelho, no auditório da Escola de Governo, localizada no Edifício Rio Jamari, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. Com a realização das doações, espera-se um aumento significativo na oferta de bolsas, estimando mais 20% em relação aos anos anteriores.

A iniciativa, coordenada pela Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Fhemeron) e o Projeto Escola de Governo, será aberta a todos os servidores estaduais e o público em geral, que desejarem fazer parte do ato, com o intuito de garantir maior quantidade de bolsas para Fundação de Hematologia, a qual atende unidades hospitalares públicas e privadas do estado.

Publicidade

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do abastecimento, a ação incentiva as pessoas a conhecerem e participarem do gesto. “A campanha fortalece a missão do estado de proporcionar acesso à saúde, principalmente quando há pacientes que dependem de transfusões de sangue para salvar suas vidas. Fazer a doação, é também ser responsável e compromissado, o que torna especial a integração dos servidores estaduais, abrindo também espaço para população colaborar nesta ação de solidariedade”, pontuou.

COMO DOAR?

O interessado em ser doador deve comparecer ao local munido com documento de identificação com foto, atendendo a alguns dos seguintes critérios:

  • Estar bem de saúde e alimentado
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos com autorização dos pais)
  • Pesar 50 kg ou mais
  • Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior da doação
  • Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação
  • Tomar café da manhã leve
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses)
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)

Os impedimentos temporários e permanentes para doação podem ser conferidos na página da Fhemeron, disponível no link https://rondonia.ro.gov.br/fhemeron/institucional/requisitos-para-doar-sangue/.

Anúncie no JH Notícias