Publicidade

Centro Regional Especializado de Atenção Materno Infantil em Cacoal realizou cerca de 2 mil atendimentos em 2023

O Creami, além de atender a população local, fornece serviços para toda a Região do Café
Publicidade

Oferecendo assistência em saúde, por meio de uma equipe médica multiprofissional, o Centro Regional Especializado de Atenção Materno Infantil (Creami) em Cacoal, realizou uma estimativa de 2 mil atendimentos, dentre os atendimentos, destacam-se aproximadamente 403 atendimentos a gestantes de alto risco, 89 a gestantes de baixo risco e 169 a crianças de alto risco de (0 a 5 anos), somando juntamente às consultas de retorno, ainda que após o primeiro atendimento retornam em média de três a 5 vezes.

Além de proporcionar serviços e acolhimento especializado para a população de Cacoal, também faz para os municípios de Ministro Andreazza, Espigão d’Oeste, Primavera de Rondônia, Pimenta Bueno e São Felipe d’Oeste.

Publicidade

A diretora do Creami, Rosangela Aniceto destacou que, a equipe passou por várias capacitações ao longo do ano, para garantir atendimento de qualidade para mulheres e crianças. “Realizamos qualificações na nossa equipe para oferecer não apenas atendimento em saúde, mas também acolhimento, promovendo a prevenção e a educação em saúde para nossos pacientes”, ressaltou.

ATENDIMENTOS

O fluxo de atendimento na unidade acontece por etapas, iniciando com avaliação por técnicos em enfermagem, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos obstetras e pediatras. Ao final das consultas, é elaborado um plano de cuidados integrado, de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

Além disso, são realizados exames especializados, incluindo Cardiotocografia, Ultrassonografia obstétrica, Ultrassonografia doppler, Ultrassonografia morfológica e Eletrocardiograma.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha ressalta a importância do serviço. “O Creami oferece um serviço essencial para a população local, como também a toda Região de Saúde do Café, acolhendo e proporcionando o atendimento necessário aos usuários do SUS”, destacou.

Anúncie no JH Notícias