Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019

Notícias de Rondônia

CUIDADO – Corpo de Bombeiros orienta sobre o uso de fogos de artifício

Postado em 26/12/2018 às 13h19min


CUIDADO – Corpo de Bombeiros orienta sobre o uso de fogos de artifício

Período de festa para muitos, preocupação para outros, como para o Corpo de Bombeiros, atento ao número de acidentes envolvendo fogos de artifício nesta época do ano. Lucelma Cordeiro, diretora de comunicação do Corpo de Bombeiros, afirma que a Instituição em Rondônia não tem o números de pessoas acidentadas com fogos de artifício, uma vez que este registro é feito pelo SUS – nas unidades de atendimento onde a pessoa que se acidentou buscou socorro – O que as equipes sabem é que os acidentes não são casos isolados, acontecem com certa frequência, principalmente em épocas festivas. “São acidentes terríveis, que costumam deixar sequelas, atingem os braços e rosto das pessoas”, alerta.

Ela afirma que a principal causa de acidentes está no manuseio incorreto dos artefatos explosivos. “A maioria dos acidentes acontece na base dos rojões e termina causando sérios ferimentos nas mãos da pessoa que está soltando os fogos de artifício. Há casos que o usuário empilha fogos um sobre o outro, mas acende de maneira incorreta, ou seja, de baixo para cima e termina se acidentando”, detalha. Outro cuidado é em relação aos indícios que os artefatos apresentam, se vão funcionar perfeitamente ou não: “Se o rojão não estourar, não insista, descarte”, orienta a oficial.

Somente empresas especializadas têm direito de vender fogos de artifício em Rondônia, o que reduz os riscos em relação a aquisição do produto. Para revender o produto, as empresas autorizadas precisam de certificação.

Lucelma Cordeiro também lembra que o correto é que os fogos de artifício sejam lançados em áreas abertas, para evitar acidentes com fios elétricos, residências e prédios. Assim como é imprescindível que sejam lançados distante de crianças. “É preciso uma análise criteriosa do ambiente antes de fazer o lançamento”, enfatiza. “Também é importante não ter ingerido bebidas alcoólicas, pois a coordenação motora fica alterada, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes”, completa.

Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para soltar fogos de artifício com segurança:

Em primeiro lugar, é imprescindível localizar uma loja especializada nesses tipos de produtoÉ muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não empregam os fogos de forma corretaProcure um lugar aberto, não o lance em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades. Próximo de residências também não é aconselhávelNão utilize fogos em locais onde há perigo de incêndioNunca solte os foguetes ou bombas dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afinsSe for soltar fogos, não ingira nenhum tipo de bebida alcoólicaCaso esteja com pessoas próximas, peça para que se afastem e nunca solte em direção a ninguémÉ aconselhável contratar profissionais especializados em fogos de artifício, em caso de realização de shows pirotécnico, pois é algo para profissionais devidamente habilitados para a manipulação deste produto controladoNunca deixe os fogos próximos ao corpo, nem perto de fogões, fumantes, crianças e isqueirosCaso o produto falhe, não tente reutilizá-lo. Jogue água no pavio para segurançaMantenha as crianças sempre longe, e não transporte os fogos nos bolsos.

Finallizando, Lucelma Cordeiro lembra que o importante para esse período festivo é atenção. “Geralmente os acidentes acontecem porque as pessoas estão desatentas ou por questão de costume: sempre agiu assim e imagina que os acidentes nunca vão acontecer, mas temos que pensar diferente e praticar a educação para prevenção”.

Por Secom