Search
Close this search box.

Embarcação chega ao distrito de Nazaré para dois dias de atendimentos especializados

Ortopedia, ginecologia, pediatria, inserção de DIU estão entre os serviços oferecidos à população
Publicidade

O Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, da prefeitura de Porto Velho, chegou ao distrito de Nazaré nesta quarta-feira (19) para dois dias de atendimentos à população. A embarcação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deixou Porto Velho no último domingo com destino a Calama, onde os serviços foram iniciados.

Entre os rostos que buscaram os serviços, Antônia Jorge da Silva se destacou, uma mulher de 56 anos, cujo sorriso e história de vida cativaram a equipe do barco. Foi em busca de atendimento de saúde feminina e foi acolhida pela equipe de enfermagem, profissionais em etapa de residência pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Publicidade

Alto astral e comunicativa, Dona Antônia fez questão de contar sua história de vida, de como saiu do Maranhão, em 1986, para em Nazaré, após morar um ano em Porto Velho. Com seis filhos, precisou voltar à capital rondoniense “para proporcionar o estudo dos meninos”, conta ela. Recentemente Antônia mudou-se novamente para Nazaré, “em busca de paz e tranquilidade”, declara ela.

Dona Antônia fez questão de contar sua história de vidaDona Antônia fez questão de contar sua história de vida

Como paciente do Barco Saúde, realizou o exame papanicolau, que é o preventivo contra o câncer de colo de útero, passou ainda pelo clínico geral, recebeu medicações e orientações com a fisioterapeuta sobre musculatura pélvica.

“Quando o barco esteve aqui, no início do ano, eu também consultei com o ortopedista por uma dor na coluna. Eu trouxe todos os exames que eu tinha acabado de fazer para o médico examinar. Foi muito bom, porque não precisei voltar em Porto Velho, resolvi tudo aqui. Agora vim fazer meu preventivo”, conta a paciente que elogiou a estrutura da unidade fluvial e a qualidade dos profissionais a bordo.

PROFISSIONALISMO

Entre os profissionais da missão está Ana Karoline de Almeida, uma jovem enfermeira cearense que se mudou para Porto Velho há quatro meses para integrar o programa de residência em saúde da família da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Para Ana, a experiência no barco foi uma oportunidade a mais de aprendizado, principalmente da realidade da população ribeirinha.

Entre os profissionais da missão está a enfermeira Ana Karoline de AlmeidaEntre os profissionais da missão está a enfermeira Ana Karoline de Almeida

“Está valendo muito a pena estar aqui. A residência, de modo geral, proporciona que a gente aprofunde os conhecimentos profissionais. Nos motiva a sair do consultório para vivenciar a realidade da saúde da família, na prática. A região Norte me oportunizou conhecer outra cultura e estar aqui, no barco, só reforça que devemos ir além no conhecimento profissional”, reflete a enfermeira.

A saúde feminina é um dos serviços executadas pela equipe de enfermagem, que entre os procedimentos realiza teste rápido para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, inserção do dispositivo intrauterino (DIU), prescrição de métodos contraceptivos, coleta de material citopatológico para prevenção do câncer do colo de útero, além de orientações sobre planejamento familiar e reprodutivo.

A saúde feminina é um dos serviços executadas pela equipe de enfermagemA saúde feminina é um dos serviços executadas pela equipe de enfermagem

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, Fabíola Barros, é a coordenadora desta missão desde 2021. Sob sua liderança, o Barco Saúde tem cumprido um papel vital ao levar especialistas necessários, como ginecologistas, pediatras e ortopedistas, às comunidades que carecem desses serviços.

“O Barco Saúde não apenas proporciona atendimento médico, mas também fortalece a conexão entre os profissionais de saúde e a população ribeirinha, mostrando um modelo de cuidado que vai além das consultas e tratamentos. É um exemplo de como a dedicação e o trabalho em equipe podem fazer a diferença na vida das pessoas, levando cuidados essenciais aos lugares mais remotos”, explica Fabíola.

CONTINUIDADE DO CUIDADO

Em Nazaré, os atendimentos seguem durante esta quinta-feira (20) até as 17h. Na sexta-feira (21) e sábado (22), a unidade fluvial estará em São Carlos para mais dois dias de serviços de saúde à população.

Anúncie no JH Notícias