Search
Close this search box.

Encontro de Controles Internos setoriais vai reforçar troca de experiências e discutir boas práticas

Um dos painéis abordará as novas regulamentações e seu impacto nos processos de contratação nas instituições públicas
Publicidade

Nos dias 27 e 28 de junho, a Controladoria-Geral do governo de Rondônia promoverá o 2º Encontro de Controles Internos, reunindo profissionais de gestão, auditoria e controle interno no auditório do Instituto Federal (IFRO) na Av. Calama. Com o objetivo de fomentar a troca de experiências e discutir boas práticas, o evento deste ano terá como tema central “O papel dos Controles na promoção da integridade e Cidadania“.

O encontro visa fortalecer os mecanismos de controle interno nas instituições públicas, proporcionando um espaço de diálogo e aprendizado entre os participantes. A programação incluirá palestras abordando diversos aspectos das contratações públicas e a importância de um controle interno eficaz para garantir a transparência e a integridade dos processos.

Publicidade

“A transparência nas contratações públicas é fundamental para assegurar a correta aplicação dos recursos e a confiança da sociedade nas instituições. O encontro busca não apenas discutir os desafios, mas também propor soluções práticas e eficazes para aprimorar os processos de controle interno”, destacou o controlador-geral, José Alves de Aquino.

Um dos painéis abordará as novas regulamentações e seu impacto nos processos de contratação nas instituições públicas. Além disso, serão analisadas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar no monitoramento e auditoria de contratos, aumentando a eficiência e reduzindo riscos de fraudes e erros. Entre as palestras, destacam-se “Atuação das 3 linhas no sistema de controle interno aplicado às Contratações Públicas”, “Controle Externo nas Contratações Públicas” e “Controle Interno como Agregador de Valor”.

Durante o evento, teremos dois lançamentos importantes para a gestão pública. O primeiro é o projeto em parceria com a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que introduz a assistente virtual “Clara” no Portal de Transparência do Estado. “Clara” atenderá solicitações e responderá aos questionamentos da população, facilitando o acesso à informação e promovendo maior transparência.

O segundo lançamento é o Projeto “Estudante Auditor”, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa incentivar o protagonismo juvenil na comunidade escolar e na sociedade. Este projeto desenvolve habilidades socioemocionais, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos, além de conscientizar os jovens sobre seus direitos e deveres como cidadãos e promover valores como ética, respeito e responsabilidade social.

As inscrições para o 2º Encontro de Controles Internos Setoriais são gratuitas e podem ser realizadas através do site https://doity.com.br/encontrodecontrolesinternos. A expectativa é de que o evento atraia os controles internos setoriais, visando aprofundar o conhecimento e a troca de experiências nesse campo específico.

Anúncie no JH Notícias