Na noite da última quarta-feira (14), um equipamento utilizado para a esterilização de materiais hospitalares explodiu no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho (RO). Apesar do susto, ninguém ficou ferido e não houve princípio de incêndio, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A explosão ocorreu na sala das máquinas, onde o equipamento estava instalado. Funcionários do hospital chegaram a registrar em vídeo os estragos causados pela detonação, que provocou apenas danos materiais. O local foi interditado para realização de perícia técnica que deve apurar as causas do acidente. Até o momento, não há informações sobre o que teria motivado a falha no equipamento.
Em nota oficial, a Sesau destacou que o contrato com a empresa de Engenharia Clínica, responsável pela manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos hospitalares, está vigente e em dia, o que garante o suporte técnico necessário para ocorrências como essa.
Ainda segundo a secretaria, os atendimentos e procedimentos cirúrgicos não serão afetados, pois o hospital possui um estoque estratégico de materiais esterilizados, assegurando a continuidade dos serviços de saúde prestados à população.