Publicidade

Formação continuada e elaboração de projetos são temas abordados no Encontro Pedagógico de Ouro Preto do Oeste

Políticas nacionais de trânsito, elaboração de projetos, formação continuada e monitoramento pedagógico são temas discutidos durante Encontro Pedagógico do Detran Rondônia que está sendo realizado no polo de Ouro Preto do Oeste

Políticas nacionais de trânsito, elaboração de projetos, formação continuada e monitoramento pedagógico são temas discutidos durante Encontro Pedagógico do Detran Rondônia que está sendo realizado no polo de Ouro Preto do Oeste.  Nesta quinta-feira (31) o Encontro de Planejamento Pedagógico está sendo realizado no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto do Oeste. O evento encerra-se nesta sexta-feira (1º).

Publicidade

O diretor Técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruymar Pereira, voltou a ressaltar a importância da integração entre os servidores e o alinhamento das ações de Educação de Trânsito em todas as unidades da autarquia e afirmou que representantes de todas as localidades estão participando do Encontro de Planejamento Pedagógico de 2022.

O primeiro Encontro Pedagógico foi realizado em Porto Velho, semana passada aconteceu em Cacoal e atendeu os servidores daquela regional. Na semana que vem, no período de 5 a 8 de abril, acontece na regional de Ariquemes, finalizando o ciclo de planejamento e alinhamento das ações educativas para este ano, conforme afirmou Ruymar Pereira.

Publicidade

Políticas nacionais de trânsito são temas do encontro

A Segunda Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030 foi abordada pelo palestrante e professor Sidinei Costa de Oliveira Rodrigues, destacando as políticas nacionais de trânsito com ênfase no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) com determinações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

As regulamentações referentes à educação de trânsito; apresentação de projetos “Educar Para Vida”; Formação Continuada e Monitoramento, Educação e Cidadania – Trânsito Seguro começam na Escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como intervenção educativa, pit stop e ações performáticas, também foram debatidos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) viu a necessidade de revisar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito abrindo discussão mais abrangente com órgãos e entidades governamentais e não governamentais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e posteriormente envolver, por meio de instrumentos de efetiva participação social.

A importância da comunicação também foi abordado

A doutoranda Gilceli Correia de Oliveira palestrou sobre “Habilidade Comunicacional e Oratória” destacando a importância de se comunicar de forma correta, clara e objetiva, não apenas com a comunicação verbal, que é a mais conhecida e usada, mas existem outras formas de comunicação não verbal, podendo ser por meio da escrita, expressão corporal, entre outras maneiras.

A comunicação de forma correta é fundamental para gerar confiança, fortalecer vínculos e na área de educação facilita o intercâmbio entre as pessoas e agrega valor ao que está sendo desenvolvido na troca de experiência e de conhecimentos e no desenvolvimento social e pedagógico.

Nesta sexta-feira (1º) serão apresentados e debatidos os projetos “Condutor Legal”; Mobilidade Cidadã”, “Educar para a Vida”; “Educação e Cidadania – Trânsito Seguro começa na Escola” e apresentação dos formulários e instrumentais dos projetos.