Uma nova frente fria deve atingir Rondônia a partir deste domingo (30), provocando queda significativa nas temperaturas, especialmente na região sul do estado. De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a mínima pode chegar a 14°C em municípios como Chupinguaia, Parecis e Vilhena.
A friagem marca a chegada da quarta onda de frio de 2025, que deve atuar entre os dias 30 de junho e 4 de julho, segundo a Climatempo. A previsão aponta que o sul de Rondônia será uma das regiões mais impactadas pela massa de ar polar, juntamente com o Acre, o extremo sul do Amazonas e boa parte do Centro-Sul do país.
❄️ Confira as mínimas previstas para segunda-feira (30):
- Chupinguaia: 14°C
- Parecis: 14°C
- Vilhena: 14°C
- Cerejeiras: 15°C
- Colorado do Oeste: 15°C
- Corumbiara: 15°C
- Nova Mamoré: 15°C
- Costa Marques: 15°C
- São Francisco do Guaporé: 15°C
- Jaru: 15°C
- Ji-Paraná: 15°C
- Mirante da Serra: 15°C
- Nova União: 15°C
- Presidente Médici: 15°C
- Ouro Preto do Oeste: 15°C
- Teixeirópolis: 15°C
- Theobroma: 15°C
- Urupá: 15°C
- Vale do Paraíso: 15°C
- Cacoal: 16°C
- Ariquemes: 18°C
- Porto Velho: 19°C
Apesar de as temperaturas em Porto Velho não caírem tanto quanto no Cone Sul, a sensação de frio será sentida em todo o estado, principalmente durante as madrugadas e nas primeiras horas da manhã.
Autoridades alertam para cuidados com a saúde, especialmente com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, que podem sentir mais os efeitos da queda de temperatura.