Search
Close this search box.

Indígenas da Terra Indígena Karipuna ficam isolados após ponte ser destruída por invasores em RO

A comunidade indígena aguarda ansiosamente pela reconstrução da ponte, que é vital para o seu deslocamento e acesso aos serviços essenciais
Publicidade

Indígenas da Terra Indígena (TI) Karipuna, localizada entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, em Rondônia, encontram-se isolados há quatro dias após a destruição da única ponte que dá acesso à aldeia. O incidente, atribuído a invasores, ocorreu na última segunda-feira (1º), deixando a comunidade sem meios de transporte terrestre.

A TI Karipuna está passando por um processo de desintrusão desde o início de junho, e a ponte era crucial para o acesso dos indígenas à região. André Karipuna, líder indígena, expressou surpresa com o ocorrido, considerando a presença significativa de profissionais envolvidos na operação de desintrusão.

Publicidade

“É a terceira vez que enfrentamos essa situação, mas desta vez é mais preocupante porque ocorreu mesmo com a presença de vários órgãos de fiscalização na região”, afirmou André, destacando a gravidade da resistência dos invasores.

Segundo informações do Ministério Público Federal (MPF), a Casa Civil da Presidência da República informou que o Exército Brasileiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) estão trabalhando para reconstruir a ponte.

A comunidade indígena aguarda ansiosamente pela reconstrução da ponte, que é vital para o seu deslocamento e acesso aos serviços essenciais. A situação reforça a vulnerabilidade dos indígenas diante de conflitos territoriais e a importância da proteção das áreas indígenas contra invasões ilegais.

Os esforços para restabelecer o acesso à aldeia são acompanhados de perto pelas autoridades, visando garantir a segurança e os direitos dos indígenas da TI Karipuna.

Anúncie no JH Notícias