As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho, foram prorrogadas até quinta-feira (23). O edital de retificação também traz a ampliação das vagas preferenciais, uma determinação do prefeito Léo Moraes para garantir mais inclusão e diversidade no ensino superior em Porto Velho.
No certame, são ofertadas 126 vagas, entre ampla concorrência e vagas preferenciais, nas quatro instituições de ensino superior, Fimca, Metropolitana, São Lucas e UniSapiens, aderentes ao Programa. As inscrições serão feitas em etapa única, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico https://faculdadepvh.portovelho.ro.gov.br.
Segundo o gestor da Faculdade da Prefeitura, Augusto Leite, a Lei Municipal nº 3154 de 2024 diz que nos processos seletivos deverá ser reservada 10% do total de vagas, por curso, para cotistas étnico-raciais, que se autodeclararem como pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, desde que a aplicação do percentual resulte em um número inteiro. “Mas, por determinação do prefeito Léo Moraes, publicamos um novo edital com a ampliação dessas vagas. Antes, das 126 vagas, apenas duas eram preferenciais, agora, 24 vagas são destinadas ao público preferencial”.
No processo, foram ampliadas em 20% as vagas para cotistas étnico-raciais e mais 20% para pessoas com deficiência. O gestor ressalta ainda que das 24 vagas, 8 são para o curso de medicina, um dos mais concorridos no certame.
VAGAS
As vagas estão distribuídas entre os cursos que as faculdades oferecem em seus processos seletivos próprios, como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Administração, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Cabe destaque a dois cursos novos: o de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Engenharia de Software.
LEI FEDERAL
A ampliação foi feita com base na Lei Federal 12.990, de 9 de junho de 2014, que garante a reserva de 20% das vagas oferecidas em concurso públicos para o provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
O Programa Faculdade da Prefeitura já beneficiou quase 1.400 munícipes de Porto Velho ao longo desses mais de 14 anos de existência, transformando a realidade de famílias em vulnerabilidade socioeconômica.