Conhecido nacionalmente como o juiz “pecuarista” de Rondônia, o magistrado Hedy Carlos Soares, preso em agosto do ano passado suspeito de cometer crimes como peculato, fraude processual, estelionato, violação de domicílio, entre outros, teve a sua liberdade autorizada pela Justiça nesta última quinta-feira (28).
Em abril desse ano a Justiça emitiu um habeas corpus para o juiz “pecuarista”, mas por conta de outro processo criminal ele permaneceu na cadeia. Em julho, a defesa do juiz teve um pedido de liberdade negado pela Supremo Tribunal Federal – STF.
Em agosto desse ano, mesmo preso, Hedy Soares foi aposentado em uma aplicação de “pena” pelo Poder Judiciário rondoniense. Agora, com essa decisão, Hedy ganha a liberdade provisória e responderá seu processo em casa.
“Ante o exposto, concedo o habeas corpus, facultando à autoridade coatora implementar novas medidas cautelares, sem prejuízo da decretação da prisão preventiva em caso de descumprimento de quaisquer das obrigações impostas por força das cautelares ou de superveniência de motivos concretos para tanto”, decidiu o Ministro Messod Azulay Neto.
A defesa de Hedy Carlos Soares é feita pelo escritório dos advogados Luiz Carlos da Silva Neto e Luciano Pereira Alves.