Publicidade

Mais de 10 cidades de Rondônia estão sem doses da vacina AstraZeneca

Nova remessa de vacinas chegou ao estado nesta segunda-feira (13), mas não continha a AstraZeneca. Ministério da Saúde deve se manifestar essa semana sobre a situação.

Onze municípios rondonienses estão sem doses da vacina AstraZeneca para 1ª e 2ª aplicação, de acordo com levantamento feito pela Rede Amazônica. O desabastecimento começou em Porto Velho e se espalhou pelas cidades do interior.

Publicidade

Lista de cidades sem vacina da AstraZeneca:

Publicidade
  1. Porto Velho,
  2. Jaru,
  3. Governador Jorge Teixeira,
  4. Ji Paraná,
  5. Nova União,
  6. São Miguel Do Guaporé,
  7. Cacoal,
  8. Ouro Preto Do Oeste,
  9. Ariquemes,
  10. Buritis,
  11. Rio Crespo.

Ainda de acordo com o levantamento, outras três cidades do estado estão com estoques quase zerados. Até esta segunda-feira (13), Candeias do Jamari possuía 400 doses, além de Urupá e Pimenta Bueno onde as doses eram suficientes para um dia apenas.

De acordo com o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório, o Ministério da Saúde reuniu representantes de todos os estados para discutir o desabastecimento que afeta todo o país.

Uma nova remessa de imunizantes contra a Covid chegou ao estado de Rondônia também nesta segunda, mas não foram enviadas doses da AstraZeneca. Somente no meio da semana o estado deve receber uma resposta definitiva sobre o assunto.

Durante coletiva à imprensa realizada na chegada do imunizante, o diretor-geral da Agevisa foi questionado sobre a possibilidade de aplicar a 2ª dose de outra farmacêutica nas pessoas que estão com o cartão atrasado.

“O Ministério da Saúde não autorizou ainda nenhuma “intercambialidade” ou troca de vacinas, então estamos aguardando. Por enquanto vale o protocolo vigente que é vacinou com vacina “A” termina com a vacina “A”, respondeu.