Search
Close this search box.

Mutirão de implantação do DIU no sábado foi muito concorrido

O prefeito Hildon Chaves, acompanhado da primeira dama, Ieda Chaves, junto a secretária de saúde do município Eliana Pasini, estiveram na manhã de sábado (15), no Centro de Referência Saúde da Mulher, para acompanhar o mutirão de implantação de DIU.

Com o intuito de diminuir os casos de gravidez precoce e não planejada nas jovens, esta ação faz parte do Programa de Planjeamento Reprodutivo da Secretaria de Saúde (Semusa), que visa conceder a autonomia para que as mulheres decidam qual o momento oportuno que pretendem engravidar.

O prefeito e a primeira dama, puderam acompanhar os atendimentos, que aconteceram seguindo uma programação de acolhimento as jovens.

As jovens logo na entrada foram encaminhadas para uma palestra que abordava temas relacionados a implantação do DIU, onde dúvidas também puderam ser sanadas.

Com o tema esclarecido e as dúvidas elucidadas, em seguida as jovens fizeram testes sorológicos e de gravidez e só depois de todos esses processos que foram levadas para a implantação do DIU com os especialistas.

De acordo com a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penatti, todos os procedimentos fazem parte do programa que visa o acolhimento das jovens.

“Queremos que as meninas possam vivenciar a adolescência, evitando o risco de morte materna, a morte precoce dos recém nascidos, ou seja, queremos que elas tenham um desenvolvimento gradativo, e não se tornando mães ainda na puberdade. Então oferecemos toda o acolhimento com orientações para que elas possam realizar a implantação do DIU”, disse.

Os atendimentos foram voltados para a implantação do DIU em 120 adolescentes, onde também foram agendados mais atendimentos, que de acordo com a secretária adjunta acontecerão durante todo o mês de fevereiro, na Policlínica Dr Rafael Vaz e Silva, à rua Jacy Paraná, bairro Mato Grosso, sendo importante frisar que as mulheres que tenham interesse em implantar o DIU, devem procurar as Unidades de Saúde do município para realizarem o agendamento.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias