Dados do Ministério da Agricultura, Agência de Defesa Sanitária (Idaron) e Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri) apontam a liderança do município de Porto Velho na produção de banana, mandioca e carne bovina. A prefeitura levará produtos para expor na 10ª Rondônia Rural Show Internacional e o prefeito Hildon Chaves terá um gabinete institucional para fazer tratativas com representantes de embaixadas e câmaras de comércio de outros países.
Além de banana e mandioca, cuja produção envolvem mais de 42 mil famílias em Rondônia, Porto Velho aparece em terceiro lugar no cultivo de arroz e feijão, culturas anteriormente dominadas pelos municípios do interior. Na agropecuária, a capital rondoniense volta a dominar com o gado de corte. Hoje, o rebanho de Porto Velho chega a 1.427.980 cabeças das mais de 16 milhões registrados em Rondônia. O rebanho leiteiro chega a terceiro lugar com 123 mil cabeças, e a capital fica em quinto lugar com a produção de 76.928 litros de leite por dia.
O secretário municipal de Agricultura, Carlos Magno, explica que esses números são fruto de um trabalho iniciado em 2017 para valorização das culturas e fomento a produção agrícola através de programas especiais. Outra vertente executada pelas Semagric foi o escoamento da produção agrícola através da melhoria das estradas vicinais.