Search
Close this search box.

Prefeitura de Porto Velho possui mais de 59.800 mil pontos de luz e avança na padronização com luminárias de LED

Objetivo é modernizar todo o parque de iluminação da capital rondoniense e os distritos
Publicidade

O objetivo do PROLED, que começou em setembro de 2021, é modernizar todo o parque de iluminação da capital rondoniense e distritos, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio (amarela) e vapor metálico (branca) por luminárias em LED.

Responsável pelos trabalhos, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) informa que o programa já beneficiou cerca de 70 bairros e diversos espaços públicos, como campos de futebol, praças e quadras esportivas, entre outros que foram contemplados.

Publicidade

Ao detalhar o parque de serviços de iluminação pública de Porto Velho e seus distritos até 07 de junho de 2024, a Emdur possui 59.828 pontos. Desse total, 40.364 (67,98%) já foram modernizados para lâmpadas de LED, enquanto 19.010 (32,02%) ainda utilizam as antigas luminárias (branca e amarela).

A meta da Prefeitura é contemplar 100% da capital e dos distritosA meta da Prefeitura é contemplar 100% da capital e dos distritos

BENEFÍCIOS

Entre os principais benefícios, as luminárias de LED garantem mais eficiência energética, economia aos cofres públicos e mais luminosidade, ou seja, melhoram a qualidade da iluminação e proporcionam mais segurança para as pessoas.

E por falar em economia, as lâmpadas de vapor por LED economizam até 70% dos recursos públicos em relação aos valores que eram investidos para manter o sistema com luminárias convencionais, sem oferecer a mesma qualidade e eficiência.

A meta da Prefeitura é que o PROLED venha a contemplar 100% da capital e dos distritos com a padronização e otimização do sistema de iluminação pública, substituindo todas as lâmpadas comuns por LED, que além de eficiência e economia, proporciona mais durabilidade.

Diversos espaços públicos foram contempladosDiversos espaços públicos foram contemplados

Entre os 70 bairros contemplados estão: Aeroclube; Arigolândia; Baixa da União; Conjunto Jamari; Juscelino Kubitschek; Nossa Senhora das Graças; Nova Porto Velho; Nova Floresta; São Cristóvão; Tancredo Neves; Três Marias; Triângulo; a área rural de Porto Velho, entre outros.

Espaços públicos atendidos: Praça 22 de Dezembro; Parque da Cidade; Praça Pequeno Vitor Emanuel; Eco Parque Mocambo; Praça Orgulho do Madeira; Eco Parque Pirarucu; Praça do Mariana; Skate Parque; Praça Tucumanzal; Praça do Greenville; Praça da Estrada de Ferro (EFMM); Praça do Caladinho; Praça da Rua São Marcos, entre outros.

Campos de futebol: Bolivão; Campo da AFA; Vila Tupi; Esperança; La Bomboneira; Atalaia; Poeirão; Abobrão; Florestão; Tucuruí; Campo do Treze; Buracão; Triângulo; Calama.

Anúncie no JH Notícias