Search
Close this search box.

PREOCUPANTE – Mais duas pessoas morrem vítimas da gripe em Porto Velho; total chega a sete

Em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves revelou que o surto provocou superlotação nas salas de urgência e emergência das unidades de saúde.

Porto Velho registrou mais duas mortes em decorrência do vírus influenza (gripe) nas ultimas 24 horas em Porto Velho. Segundo a Secretaria de Estado da Saude – Sesau, as vítimas foram um idoso de 77 anos e uma criança do sexo masculino de 02 anos. No interior do estado não houve registro de morte pelo vírus da gripe.

Surto

A Sesau confirmou que Rondônia passa por um surto de gripe. Em dezembro, mais de 800 casos de Influenza foram registrados pela secretaria. O aumento no número de casos deixou as autoridades em alerta, já que o surto da síndrome gripal atinge tanto crianças quanto a população adulta.

Em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves revelou que o surto provocou superlotação nas salas de urgência e emergência das unidades de saúde.

A gripe é causada por mais de um tipo de vírus influenza, classificados como A e B, e cada um possui subtipos. Os associados ao tipo A recebem nomes como, por exemplo, A(H1N1), A(H3N2) e A(H7N9), sendo os dois primeiros os que circulam entre humanos atualmente. Já os vírus tipo B são classificados como de linhagem Victoria e linhagem Yamagata.

O período de transmissão da gripe começa 24 horas antes dos sintomas e dura de cinco a dez dias após o seu surgimento. Em crianças e pessoas com imunidade comprometida esse período dura até mais de dez dias.

A prevenção evita que você adoeça e também que transmita o vírus influenza, e isso aumenta a proteção para todos. A complicação mais frequente e também a principal causa de morte em decorrência da gripe é a pneumonia, na maior parte das vezes causada pela bactéria pneumococo.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias