Siga nossas redes sociais

Quarta-feira, 14/04/2021

Banner da Assembleia Legislativa de Rondônia sobre a campanha de combate à Pandemia.

Ciência & Saúde

Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 chega em Rondônia

Avião pousou na Base Aérea de Porto Velho às 9h50 (10h50 horário de Brasília) desta terça-feira (19).

Banner do Governo de Rondônia sobre a campanha de combate à Pandemia.

Rondônia foi o último estado brasileiro a receber a vacina contra Covid-19. O voo com 49 mil doses da CoronaVac pousou na Base Aérea em Porto Velho por volta das 9h50 (10h50 horário de Brasília) desta terça-feira (19). Ainda não há previsão do envio de um novo lote.

O horário previsto para chegada das vacinas mudou pelo menos quatro vezes. Só durante a noite de segunda-feira (18), o Governo de Rondônia informou que o primeiro lote chegaria às 4h, mas depois devido “imprevistos com a aeronave”, o horário foi alterado para 7h.

Avião com o primeiro lote das vacinas contra Covid-19 chegam em Rondônia — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica

Após a chegada da aeronave, as doses das vacinas serão transportadas para a Central Estadual de Rede de Frio, na capital. Na sequência levadas para os cinco Centros Regionais de Rede de Frio nos municípios de Ariquemes, Ji Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Ainda não foi divulgada a divisão das doses para os 52 municípios do estado.

Karina Zingra, Márcio James e Elivar Karitiana serão as primeiras pessoas vacinadas contra Covid-19 em Rondônia. — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica

Os primeiros vacinados em Rondônia serão Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha da capital, Márcio James que é enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o indígena Elivar Karitiana.

A vacinação acontecerá em duas doses, no intervalo de 14 dias. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) afirmou que vai reservar neste primeiro lote, a segunda dose para o público prioritário.

Doses da vacina contra Covid-19 chegando em Rondônia — Foto: João Antônio Alves/ CBN Amazônia

Plano estadual de vacinação
As primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Rondônia serão as que fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. Os grupos foram divididos em quatro fases:

Primeira fase: Trabalhadores de Saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena acima de 18 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 102 mil pessoas.
Segunda fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 70 até 74 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 141 mil pessoas.
Terceira fase: Pessoas com comorbidades, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Fazem parte desse grupo cerca de 120 mil pessoas.
Quarta fase: Trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Fazem parte desse grupo aproximadamente 28 mil pessoas.

Prefeitura de Porto Velho, campanha: Caminho-Covid-19

Por G1/RO

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade Prefeitura de Porto Velho, campanha: Caminho-Covid-19
Publicidade Banner da Assembleia Legislativa de Rondônia sobre a campanha de combate à Pandemia.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais em Ciência & Saúde

Banner Governo de Rondônia sobre a campanha de combate à Pandemia.