Search
Close this search box.

Quase 3 mil atendimentos foram realizados à população ribeirinha no distrito de Calama

A embarcação seguiu para Nazaré onde atende nesta quarta e quinta-feira, dias 19 e 20 de junho
Publicidade

Antes do sol raiar, nesta quarta-feira (19), o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, da Prefeitura de Porto Velho, partiu de Calama com destino ao distrito de Nazaré. Foram dois dias de atendimentos voltados à melhoria da saúde da população ribeirinha, serviços executados por equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio de residentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Em Calama, o Barco Saúde realizou quase 3 mil atendimentos com médicos especialistas em ortopedia, pediatria e ginecologia, além de clínico geral. As enfermeiras realizaram exames preventivos contra o câncer de colo de útero, testes rápidos para detecção das infecções sexualmente transmissíveis, puericultura, acolhimento e triagem dos pacientes.

Publicidade

Ainda foram realizados atendimentos odontológicos, escuta e roda de conversa com a equipe de psicologia, orientações e atividades com a fisioterapeuta, além de vacinação, tanto em Calama como nas comunidades próximas.

Davi Valente foi atendido pelo médico Valério SilveiraDavi Valente foi atendido pelo médico Valério Silveira

Davi Valente Miranda, 60 anos, procurou o serviço na unidade fluvial devido às recorrentes dores no corpo. Atendido pelo médico Valério Silveira, foi encaminhado para exames laboratoriais e recebeu medicação.

“Eu sempre fico sabendo quando o barco está aqui, mas nunca tinha precisado do serviço. Agora, dessa vez, vim buscar ajuda por causa das dores no meu corpo. Fui bem atendido, foi rápido e estou saindo satisfeito, com o remédio pra aliviar o problema”, conta o morador.

Calama registrou uma grande procura por serviços odontológicos como extração, obturação, sutura, acesso endodôntico e prescrição de medicamentos. Jackson de Souza foi o último paciente da cirurgiã dentista Karolayne Gomes. Segundo ele, a celeridade e facilidade em ser atendido é o que atrai os moradores.

“A população precisa desse serviço, já que o acesso não é tão fácil. Pra gente é bom, temos a certeza que seremos atendidos, que resolveremos nosso problema naquele dia”, pontua o paciente.

Calama registrou uma grande procura por serviços odontológicosCalama registrou uma grande procura por serviços odontológicos

É a primeira vez que a cirurgiã dentista Karolayne Gomes integra a equipe de profissionais do Barco Saúde, uma missão que aceitou pela oportunidade de conhecer a região ribeirinha do baixo Madeira.

“Pra mim é muito gratificante estar aqui, atendendo a população que tanto necessita dos serviços voltados à saúde bucal, sinto que estou servindo ao próximo. Eu até me emociono, pois estar nessa missão é um aprendizado grande como profissional, como pessoa, como ser humano”.

CRONOGRAMA

O Barco Saúde permanece em Nazaré nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), oferecendo consultas de ginecologia, pediatria, ortopedia, clínica geral, além de atendimentos de enfermagem, psicologia e fisioterapia. Na sexta-feira (21) e sábado (22), a unidade seguirá para o distrito de São Carlos, onde continuará os atendimentos.

Anúncie no JH Notícias