Search
Close this search box.

Recuperação de 14 km de estrada que liga o distrito de São Carlos à Resex Lago do Cuniã é destacada pelas comunidades

Recuperação da estrada que liga São Carlos à Resex do Lago Cuniã foi destacada pelas comunidades

Estrada recuperada e melhor trafegabilidade. Essa é a atual realidade constatada com a recuperação de 14 quilômetros de estrada que liga o distrito de São Carlos à Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no Baixo Madeira, que antes estava tomada pelo mato. As ações são coordenadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER) que também tem executado outros serviços, como o encascalhamento em ruas urbanas do distrito, reabertura de 3 km da estrada que margeia o rio Madeira, de São Carlos à comunidade Terra Caída, e limpeza da praça do distrito, com retirada de sedimentos.

A recuperação da estrada é considerada uma conquista para a população do Lago do Cuniã, que desde 2018 luta para a ligação entre as duas comunidades. O vice-presidente da Associação de Produtores e Produtores Rurais da Comunidade Pupunha (Aspropucuniã), Lenir Barbosa, relembra dos anos em que somente era possível a passagem de moto pela estrada. “Com a reabertura da estrada, muita coisa muda. O trajeto só era possível de moto, o que dificultava a ida e vinda. É uma luta que traz muita gratidão ao Governo de Rondônia, que nos retribuiu com essa conquista”, comentou emocionada.

Conforme o DER, as obras também contaram com a eliminação de duas pontes de madeiras e instalação de 180 manilhas em toda extensão da estrada. Além disso, foi feita uma limpeza lateral e instalação de quatro tubos de metal e elevação da estrada em pontos críticos, com frequentes atolamentos. Carros e caminhonetes transitam pela nova estrada, além das máquinas que ainda realizam ajustes pelo caminho.

Outra moradora da região que fala com emoção da reabertura da estrada é a Marinete de Souza. “Para quem só passava de moto, essa entrega é um presente de natal”, acrescenta.

Durante o último sábado, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esteve acompanhando os serviços realizados e destacou a importância da reabertura da estrada para as duas comunidades para que possam transportar suas produções. “Quanto mais há melhorias, mais melhorias podem ser feitas. Essa reabertura não é só benefício para hoje, mas para os próximos meses e para que novas melhorias sejam realizadas aqui”, destacou que também percorreu vários locais da Resex.

Governo do Estado constatou as ações da Resex

Durante a visita feita à Resex Lago do Cuniã, a comunidade destacou todo o trabalho feito pelo Governo do Estado que recebeu a  placa intitulada “Amigo da Vila de Cuniã”, como forma de agradecimento pelos esforços em garantir qualidade para as comunidades da região.

NOVOS CAMINHOS PARA A ECONOMIA 

Além dos moradores em geral, o trajeto da nova estrada também promove melhorias para a economia local que gira em torno da abundância de peixes, açaí, castanha e jacaré, presentes na culinária local. Francisco Luiz de Souza é morador e garante o sustento da família com a pesca e venda destas singularidades da região. “Vivemos o ano dividido em temporadas. No início do ano temos a temporada dos peixes, depois o açaí e a castanha. Por último, o jacaré, nosso carro-chefe por aqui. E essa estrada abre caminhos para novos visitantes também, que no ponto de vista financeiro, é ótimo”, afirma.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias