Search
Close this search box.

Rondônia inicia Semana de Mobilização e combate ao Aedes aegypti

Tem início nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, as ações referentes à Semana de Mobilização e dia “D” de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica. Este ano as ações de conscientização serão realizadas em escolas municipais, por meio de palestras, entrega de folders com jogos educativos para envolver os estudantes com o tema, fixação de cartazes em locais de grande concentração de pessoas e ainda, reuniões em associações comunitárias e pit stops, para chamar a atenção da população para a necessidade de combater o mosquito.

A soma de esforços é necessária, de acordo com Sid Orleans, membro do setor de informações estratégicas da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), para envolver toda a comunidade com um tema que tem sido alvo de preocupação para autoridades e profissionais que atuam na Saúde. Orleans lembra que o combate ao mosquito deve ser constante, tendo em vista que em Rondônia 15 municípios são consideradas áreas de alto risco para a infestação de dengue, com destaque para Itapuã do Oeste, Vale do Paraíso e Espigão do Oeste. Outros 24 municípios estão em estado de alerta para a doença, inclusive Porto Velho e somente 13 municípios apresentam baixo risco para infestação da doença.

Os números são resultados das pesquisas realizadas por agentes de endemias, durante visitas domiciliares para avaliar a presença de focos de mosquitos nas residências. “É preciso atenção e envolvimento dos moradores, o Estado está apoiando os municípios a realizarem ações de combate, principalmente neste período, marcado pelo início das chuvas em nossa região e que podem favorecer a formação água parada e fonte de criadouros do mosquito”, enfatiza Sid.

ste ano, o estado confirmou redução 69,11% no registro de notificações de dengue, em Unidades de Saúde. Comparando com os dados de 2017, cujo registro (até novembro) foi de 5.995 casos notificados, este foram notificados 1.852 casos em todo o Estado. Mesmo que os números apresentados indiquem redução no percentual de dengue, chikungunya e zica, no Estado, os profissionais que atuam na área de Saúde optaram por ser vigilantes e trabalhar com o resultado de focos encontrados nos domicílios. “Embora os números sejam positivos, nossa preocupação é que podem se reverter a qualquer momento, basta despreocupar um pouco”, lembra Sid Orleans.

Como medidas que a comunidade pode adotar para contribuir com o combate ao mosquito, está principalmente evitar acúmulo de lixo, que possam servir de reservatório. Pneus, saco, calhas, piscinas e garrafas pode servir de criadouros para o mosquito.

Já ações que podem contribuir para o registro da doença, e consequente ações de combate, é a realização do teste rápido para dengue, chikungunya e zica, sete dias após a identificação dos sintomas. O teste pode ser solicitado nos Postos de Saúde municipais.

CRIANÇAS

As crianças do estado de Rondônia são convidadas a participar da Semana de Mobilização e dia D de combate ao Aedes Aegypti, segundo Sid Orleans, porque os pequenos atuam como excelentes agentes multiplicadores de boas práticas e da necessidade de se formar adultos melhor esclarecidos quanto a necessidade de combate à endemias.

NÚMEROS

Este ano, o número de pessoas notificadas com dengue em Rondônia foi de 1.852, em 2017 foram 5.995 casos, já zica, no ano de 2017 foram 479 casos notificados e em 2018, foram 212, os casos de chikungunya em 2017 foram 812 casos notificados e em 2018, 419.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias