Notícias de Rondônia

Rondônia não alcança nota estipulada para ensino médio no Ideb, mas fica acima da média nacional

Postado em 06/09/2018 às 07h56min


Rondônia não alcança nota estipulada para ensino médio no Ideb, mas fica acima da média nacional

As escolas de Rondônia não atingiram a meta estipulada pelo Governo Federal para o ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, mas alcançaram nota maior que a média nacional. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), a última vez que a meta foi atingida no ensino médio do estado foi em 2011, com nota 3.7.

O Ideb é aplicado a cada dois anos para avaliar a qualidade da educação básica por meio de provas de português e matemática, e também pelas taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar.

A nota das escolas de ensino médio em 2017 foi 4.0, sendo que a meta proposta era 4.5. O mesmo cenário foi visto na última aplicação do Ideb, em 2015, quando a meta era 4.1, mas a nota alcançada foi 3.6.

Mesmo que longe da meta, as escolas de Rondônia alcançaram uma média maior que a nacional, que ficou em 3.8 no último ano.

Ensino fundamental

Os alunos do ensino médio não conseguiram alcançar a nota estipulada, mas os que cursaram os primeiros anos do ensino fundamental chegaram a ultrapassá-la. Para 2017, a nota tinha como alvo 5.3, e a média de escolas públicas e privadas ficou em 5.8.

A nota proposta pelo Governo Federal também foi alcançada na segunda etapa do ensino fundamental, chegando nos 4.9 que deveriam ser atingidos.

Escolas públicas x privadas

Apesar do crescimento em todos os índices de educação no estado, quando comparadas as notas da rede particular com a da rede pública, uma diferença de mais de 1 ponto pode ser percebida em todas as três etapas de ensino. Confira os gráficos abaixo:

Por JH Notícias