Siga nossas redes sociais

Quinta-feira, 20/01/2022

JH Notícias

Sphera Engenharia - Empresa de Construção e Reformas em Porto Velho - Rondônia

Rondônia

SASI e implantação da plataforma AVA foram os destaques da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa

Pasta municipal também atuou na celeridade ao processo de emissão de escrituras

WhatsApp
Banner publicitário da Prefeitura de Porto Velho - IPTU 2022

O ano de 2021 foi desafiador para a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI). Com a pandemia da covid-19, a pasta teve que prestar ainda mais suporte a diversas secretarias para garantir a continuidade dos atendimentos à população. A medida foi necessária para manter o distanciamento social.

As ações da Divisão de Programação foram voltadas em especial para a criação de um ambiente on-line para atender a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e Secretaria Municipal de Administração (Semad).

O grande destaque foi a criação do aplicativo Sasi, plataforma da Prefeitura de Porto Velho, utilizada no cadastro para a vacinação contra a covid-19. O aplicativo foi bastante utilizado no início da vacinação quando as doses de vacina disponibilizadas ainda eram baixas e fazia-se necessário o agendamento e a imunização dos grupos prioritários e da população em geral.

A ferramenta foi adquirida pelo município e adaptada, desde março deste ano, pela SMTI. “Sem sombra de dúvidas foi o nosso maior trabalho. Com o aplicativo, tivemos um ordenamento e qualidade no processo de imunização”, explicou Saulo do Nascimento, superintendente da SMTI.

Saulo Nascimento, superintendente da SMTI

Outro destaque foi o Portal da Transparência, que passou a contar com o controle de registros de doses aplicadas no município de Porto Velho, com o intuito de oferecer transparência nas informações sobre a aplicação de vacinas ao grupo inicial e prioritário.

Ainda sobre o Portal, a SMTI desenvolveu o Sistema Municipal de Administração de dados (SMAD) que realiza o cadastro de profissionais da saúde do sistema público (municipal, estadual e federal) e privado com registro das seguintes informações: nome completo, CPF, cargo e lotação referente a data de cada dose da vacina recebida.

A plataforma informa, ainda, o quantitativo de doses aplicadas em cada local de vacinação, seja numa unidade pública e/ou privada. O sistema emite um relatório individual e/ou coletivo de profissionais que receberam a 1ª dose, a 2ª dose e/ou as duas doses por determinado período conforme local de vacinação.

Consta no relatório dados como: CPF, nome do profissional, CNS, data de nascimento, data da 1ª e 2ª dose e locais de aplicação. As informações estão disponíveis no portal da transparência pelo link.

Superintendência trabalhou na criação e adaptação de sistemas ao longo de 2021

“Nós conseguimos manter o portal da transparência e o vacinômetro sempre fidedignos com o sistema do Ministério da Saúde”, lembrou Saulo.

A SMTI teve papel importante também na transformação do ambiente educacional ao longo do ano. Com a mudança na rotina de estudos, afetada com a suspensão das aulas presenciais nas 141 escolas da rede municipal, os estudantes seguem em atividade com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado “Porto Velho Educação Virtual”.

A ferramenta oferece os recursos pedagógicos às crianças e adolescentes e pode ser acessada por computador, tablet ou smartphone. Também foi em 2021 que a SMTI deu celeridade ao processo de emissão de escrituras junto a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), graças a implantação do Sistema de Protocolo e Acompanhamento Processual Eletrônico fornecido pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal à Prefeitura, por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

Diversos outros sistemas foram adaptados ou criados ao longo do ano, entre eles estão a Chamada Escolar, os sistemas de agendamento para o cidadão que buscava o atendimento presencial em secretarias variadas, inventário arbóreo urbano, novo sistema para a UPA, Carteira do Autista, entre outras diversas ferramentas que possibilitaram a municipalidade uma grande economia na criação de sistemas.

Curtiu? Siga o JH NOTÍCIAS no Facebook, Instagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias de Rondônia.

Por Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade Banner publicitário da Prefeitura de Porto Velho - IPTU 2022
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais em Rondônia

Compartilhe esta notícia: