Notícias de Rondônia

SEBRAE realiza projeto Líder em Rondônia 2018


Postado em 03/09/2018 às 11h58min

SEBRAE realiza projeto Líder em Rondônia 2018

Todos em volta de uma mesa. Foi assim que teve início o lançamento do Projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider 2018), realizado na manhã dessa quinta-feira (30) no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Estiveram presentes o governador do estado, Daniel Pereira; o superintendente estadual de turismo/Setur, Gerçon Zanato; o diretor administrativo do Sebrae em Rondônia, Carlos Berti, prefeitos e representantes de municípios, além de lideranças comunitárias.

Turismo foi o principal tema abordado durante o encontro, que teve uma programação extensa durante todo o dia. Dentre as atividades; apresentação do Projeto Lider, do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável, palestra com foco no planejamento estratégico, importância do mapa do turismo brasileiro e a categorização dos municípios.

Daniel Pereira afirmou que o Projeto é de fundamental importância para auxiliar no desenvolvimento do estado. “Estamos trabalhando mais um dos potenciais de Rondônia, que é o turismo, em um evento onde você envolve os municípios, as federações e o Sebrae, além de envolver o setor empresarial. Assim, passamos a construir um ambiente para desenvolver mais uma atividade econômica do estado, numa interação também com a Bolívia, Peru e outros estados vizinhos”, disse.

O Projeto Lider busca identificar lideranças locais e regionais, que têm condições de discutir planejamento estratégico de uma região para levar o desenvolvimento à região. Então o Projeto identifica e capacita essas pessoas para formar um grupo para discutir melhor o desenvolvimento regional. Aqui o foco é o turismo em Rondônia, por isso o Sebrae trouxe um dia de programações voltadas a esse tema”, afirma Carlos Berti, diretor administrativo do Sebrae em Rondônia.

Gerçon Zanato, superintendente estadual de turismo de Rondônia, foi um dos participantes do Projeto Lider. “Esse evento conscientiza muitos gestores públicos, como prefeitos, secretários municipais do turismo e executivos que atuam na área, sobre a importância do turismo como desenvolvimento econômico e inserção social como atividade econômica de verdade. É preciso uma conscientização, uma organização local, e enxergar o turismo como uma atividade econômica de desenvolvimento”, explica.

O prefeito de Costa Marques, Vagner Miranda da Silva (Beradão), disse que o evento é importante para impulsionar o desenvolvimento do município. “Costa Marques é um lugar de turismo, onde se encontra o histórico Forte Príncipe da Beira, o tradicional festival de praia, entre outras atrações, onde a natureza foi generosa. Precisamos ter consciência e saber tirar vantagem disso, com um turismo ecologicamente correto”, concluiu.

Por Cristiano Borges Rodrigues



MAIS NOTÍCIAS DE Rondônia