Search
Close this search box.

Seduc planeja realizar novo concurso público e garante ajustar piso salarial dos professores da rede

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ainda não atualizou o piso salarial dos professores de acordo com o nacional, mas confirmou que irá pagar todo o retroativo à categoria. O valor em vigor desde janeiro deste ano é de R$ R$ 2.557,74. Outra novidade é o estudo para a realização de um concurso. Em entrevista ao Rondoniagora, o secretário de educação, Suamy de Abreu, falou ainda sobre a implantação de cursos de capacitação, bolsas de estudos e novos programas para a categoria.

Conforme Suamy de Abreu, a Seduc e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) já deram início às discussões para atualizar o piso salarial. No entanto, o gestor garante que já busca saídas para o pagamento do piso em 2020 e irá convidar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) para uma reunião. “Este ano nós vamos conseguir pagar o piso salarial atualizado. Já o piso do ano que vem, o Estado terá dificuldade para fazer o pagamento, mas se o país continuar acenando para a saída da crise como está não teremos problemas”, esclarece o secretário.

Concurso
Anualmente a Seduc realiza contratações emergenciais de professores para suprir a necessidade das escolas. Para tentar amenizar essa realidade e aumentar o quadro de professores efetivos, o secretário diz que tem a intenção de realizar um concurso já que muitos professores estão se aposentando. O certame ainda está em fase de planejamento.

“A Seduc quer reduzir essas contratações emergenciais e para isso, a intenção é sempre fazer concursos públicos. Mas como o número de professores aposentado é grande, não estão descartados os contratos emergenciais em caso de necessidade”, afirma.

Capacitação
Com o objetivo de preparar melhor os servidores em busca de educação com mais qualidade, a Secretaria fechou convênio com um conjunto de mestres para criar a academia de magistério. “O técnico da secretaria tem que ter preparação para poder ajudar na transformação dele mesmo. Se o técnico não tem essa habilidade, ele vai atrapalhar a escola. Então é preciso que ele passe por uma formação permanente, estudando o que fazer para acompanhar a política nacional e estadual de educação”, explica o secretário.

Ainda este ano serão capacitados os professores da rede estadual oferecendo cursos de mestrado grátis. “Nós já acertamos com a Unir e inicialmente nós vamos ofertar 30 vagas de mestrado para os professores e posteriormente mais 30, porque eles precisam se capacitar ainda mais. Esse é um projeto que vai fortalecer muito as escolas a partir do ano que vem. São coisas que vão favorecer a autoestima do servidor. A previsão é que em 2020 sejam ofertadas mais 100 bolsas de estudo para os professores”, anuncia Suamy.

Programas 
Além disso, a secretaria colocando em prática alguns programas que foram redimensionados, e um deles foi à licitação da merenda escolar que antes era feita pela secretaria. “Agora, cada diretor fará sua a licitação de merenda para sua escola porque eles sabem a necessidade. Cada licitação será feita no próprio município para fortalecer a economia de cada localidade”, pontua.

Outra ação que será colocada em prática coordenada é o projeto “Aluno Auditor”. Os alunos da rede estadual poderão ajudar a melhorar as condições da própria escola através de um aplicativo, em que ele poderá avaliar como as escolas estão fisicamente tirando uma foto mostrando o problema e enviar para a secretaria. “A foto será analisada por uma equipe que irá estipular um prazo para o diretor resolver o problema”.

Ainda, um projeto onde a Seduc pretende levar juízes nas 23 comarcas do estado onde eles participarão de aulas diretas com os alunos para trabalhar a cidadania. Na capital, a Marinha assinou um termo de cooperação com a Seduc para ofertar cursos de segurança nas cidades onde têm rios e balneários levando orientações do que pode e o que não pode.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias