Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), em conjunto com as instituições vinculadas (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Técnico-Científica), atuou em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral em todos os locais de votação do Estado de Rondônia, garantindo aos eleitores, mesários, juízes e promotores eleitorais a segurança devida para o exercício pleno da cidadania no 1º turno das Eleições.
A Polícia Militar com emprego de policiamento ostensivo a pé, motorizado, fluvial e aéreo, realizou a segurança em cada local de votação do Estado, atuando com mais de 3.153 policiais militares e 517 veículos, entre viaturas, motocicletas e ônibus, para deslocamento do efetivo.
A Polícia Civil com efetivo de 180 policiais entre delegados, escrivães e agentes e utilizando 40 viaturas, executou as atividades de polícia judiciária em 41 municípios e localidades do Estado, onde a Polícia Federal não atuou com esta finalidade.
O Corpo de Bombeiros Militar atuou no dia das eleições com mais de 100 militares, utilizou 41 viaturas, duas aeronaves, 25 Unidades de Resgate, 22 embarcações, dois ônibus e 21 caminhões pesados para atender os eleitores e a população em geral na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos de toda ordem. E a Politec atuou com 22 profissionais entre peritos e auxiliares, para execução de seus trabalhos.
Em prontidão, com os profissionais que trabalharam no policiamento ordinário, estiveram policiais militares integrantes do Núcleo de Operações Aéreas da Sesdec, do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Operações de Choque, totalizando aproximadamente três mil profissionais de segurança pública na atuação em defesa do sistema democrático brasileiro.
Além da atuação em campo, os dirigentes e representantes das instituições estaduais e federais de Segurança Pública compuseram o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, na Central de Comunicação Integrada do TRE, com a função de proporcionar respostas imediatas e eficientes às diferentes demandas que ocorreram no dia das eleições.
Tomando decisões e adotando medidas saneadoras de forma integrada e eficaz, impedindo ou coibindo o cometimento de crimes comuns e eleitorais, e deliberando atuação preventiva e repressiva aos incidentes ou distúrbios públicos que de alguma maneira puderam interferir no pleito eleitoral.
Entre os registros de ocorrências, quanto aos crimes comuns nos locais de votação, ocorreram dois furtos; quanto aos crimes eleitorais, foram registradas quatro ocorrências sobre boca de urna, três referentes a compra de votos e corrupção eleitoral, duas propagandas eleitorais irregulares e oito ocorrências sobre crimes eleitorais diversos; quanto aos incidentes no entorno dos locais de votação, foram registradas cinco ocorrências de acidentes de trânsito e 61 registros de urnas eleitorais com defeito.
Em apreensões, mais de R$ 7 mil foram recolhidos, além de 47 unidades de material gráfico, como “santinhos” de candidatos. Até o término do domino (7), foram conduzidos e presos cinco eleitores e seis cabos eleitorais, e registrado um termo circunstanciado de ocorrência.
A Sesdec deve atuar na mesma proporção no segundo turno, em 28 de outubro.